Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2004 - 14h26

Deputado do PT apresenta requerimento para convocar FHC em CPI

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Brasília

O deputado Eduardo Valverde (PT-RO) protocolou hoje requerimento para chamar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e o ex-ministro da Saúde e do Planejamento José Serra (PSDB) para prestarem esclarecimentos na CPI do Banestado, instalada no Congresso.

A justificativa apresentada pelo deputado petista, que integra a comissão, para o requerimento foi a existência de um CD contendo informações sigilosas em posse dos integrantes da comissão.

A estratégia do petista visa reverter o foco das denúncias publicadas nas últimas semanas contra o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e o presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb.

Senadores da base aliada ao governo pressionam para tentar identificar e punir o responsável pelo vazamento de dados fiscais e bancários de integrantes do governo. Para os governistas, há interesse eleitoral motivando a divulgação das informações.

Hoje, a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado aprovou, em votação simbólica, convite para que Meirelles e Casseb prestem esclarecimentos sobre as acusações feitas contra eles de sonegação fiscal e evasão de divisas.

Ontem, Meirelles não fez menção às acusações que enfrenta, entre elas a de ter depositado US$ 50 mil em conta de doleiros em Nova York em 2002.

A CPI mista do Banestado adiou a reunião que faria nesta tarde, em conseqüência da morte do deputado Afonso Gil (PDT-PI). A reunião foi remarcada para amanhã, às 13h, no Senado.

Leia mais
  • Entenda o que dizem as acusações sobre Meirelles, Casseb e Candiota
  • Aliados querem punir quem divulgou dados de Meirelles
  • CPI ignorou assessoria jurídica em 2003 e quebrou sigilos por atacado

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Cássio Casseb
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Henrique Meirelles
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página