Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2004 - 20h18

"O problema não é quebrar, é vazar os sigilos", diz Mentor

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O relator da CPI do Banestado, instalada no Congresso, deputado José Mentor (PT-SP), se recusou hoje a justificar os pedidos de quebra de sigilos bancários e fiscais de 1.700 pessoas físicas e jurídicas. Disse que só comentará o assunto na próxima reunião da comissão, marcada para amanhã.

"O problema não é quebrar o sigilo, é vazar o sigilo quebrado. E o relator não vaza sigilo", disse. "Eu, pessoalmente, encontro três motivos para essa repercussão. O primeiro é o sucesso do governo Lula, em especial na área econômica. O vazamento é direcionado à área econômica do governo, Banco do Brasil e Banco Central."

Mentor foi chamado pelo presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha (PT-SP), para prestar esclarecimentos sobre seu trabalho na comissão e também sobre o vazamento de informações sigilosas. O petista prometeu informar todos os motivos para cada quebra de sigilo e como conduziu os trabalhos.

O relator da CPI disse que o segundo motivo é o crescimento do PT e aliados nas últimas pesquisas nacionais. "Isso deixa alguns desconsertados, sem muito rumo. Mas o terceiro motivo, que pode ser o mais grave, é a tentativa de encerrar precipitadamente a CPI."

Sobre a possibilidade do encerramento dos trabalhos da CPI, o parlamentar disse que será um prejuízo para o Congresso. "Acho que ela pode concluir o trabalho a qualquer momento, mas muitas coisas ficarão pendentes. Se o prazo previsto for cumprido, muitas coisas ainda serão investigadas."

Leia mais
  • Entenda o que dizem as acusações sobre Meirelles, Casseb e Candiota
  • Aliados querem punir quem divulgou dados de Meirelles
  • Comissão do Senado aprova convite para depoimento de Casseb e Meirelles

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Cássio Casseb
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Henrique Meirelles
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página