Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2009 - 10h05

"TCU não é algoz dos Poderes, é parceiro", diz Ubiratan Aguiar

Publicidade

da Folha Online

O presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Ubiratan Aguiar, afirmou que a "corrupção está nos diversos setores da atividade brasileira" e que a função do tribunal é dar um "banho de cidadania", informa reportagem de Eliane Cantanhêde, publicada nesta segunda-feira pela Folha (íntegra disponível apenas para assinantes do UOL e do jornal).

"Ensino é muito importante, mas educação é muito mais do que isso, com conteúdos éticos, morais, de pátria, de família. Nós estamos tendo excelentes profissionais em praticamente todas as áreas. Mas estamos tendo excelentes cidadãos?", questionou.

O TCU está com uma agenda cheia: pré-sal, eleições de 2010, Copa do Mundo em 2014 e Olimpíada em 2016, além do pacote de submarinos e de caças na área da Defesa. Todos envolvem recursos públicos bilionários.

Segundo ele, o TCU não está mais naquele tempo de "Carmelitas Descalças, com os ministros trancados entre quatro paredes, com medo da promiscuidade".

"Nós estamos vacinados contra a promiscuidade e queremos estar perto da clientela, para orientá-la e ajudá-la. O tribunal não pode ser visto como algoz pelos Poderes, mas como parceiro. Quem é fiscalizado nunca fica muito à vontade, mas cada um tem de cumprir a sua parte."

Leia a reportagem completa na Folha desta segunda-feira, que já está nas bancas.

Assine a Folha

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página