Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2009 - 07h23

Indígenas bloqueiam passagem de balsas no rio Arapiuns (PA)

Publicidade

da Agência Folha, em Belém

Ribeirinhos e indígenas estão bloqueando a passagem de balsas com toras de madeira em um trecho do rio Arapiuns, na região de Santarém (PA).

Eles protestam contra o suposto desmatamento ilegal em uma gleba de terras estaduais chamada Nova Olinda 1.

O bloqueio, que ocorre desde o dia 12, já barrou ao menos duas embarcações. Uma delas subia o rio, em direção à gleba. A outra descia, com aproximadamente 1.000 m³ de madeira.

Os moradores locais afirmam que, desde meados deste ano, já foram retirados aproximadamente 25 mil m³ de toras. Apenas parte delas é legal, dizem eles.

A Nova Olinda 1, assim como outras quatro glebas de terras estaduais da região, estão em processo de regularização por parte do governo de Ana Júlia Carepa (PT-PA).

Conforme reportagem publicada pela Folha, elas somam 1,3 milhão de hectares, área de quase nove vezes o tamanho da cidade de São Paulo.

Ricas em madeira e em minério, estão interessadas na área gigantes mineradoras, madeireiros, grileiros, índios e 105 comunidades ribeirinhas.

Para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém, os assentamentos criados para eles pela gestão de Ana Júlia não têm o tamanho que eles dizem ser o correto.

O governo afirmou que os que fazem o bloqueio do rio já foram contemplados com três assentamentos. Disse também que vistorias locais não comprovaram ilegalidades.

Pés de maconha

Policiais civis e militares encontraram e destruíram 70 mil pés de maconha na terra indígena Alto Turiaçu, na fronteira do Maranhão com o Pará, em operação na semana passada. A Secretaria da Segurança do Maranhão suspeita de envolvimento de índios no cultivo.

A polícia diz ter encontrado também garimpos e extração ilegal de madeira nas terras. A administradora da Funai (Fundação Nacional do Índio) em São Luís (MA), Cláudia Lobo, descartou, no entanto, que os índios sejam coniventes com plantio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página