Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2004 - 12h46

Tucano mostra-se preocupado com feriado do Servidor Público

Publicidade

da Folha Online

O candidato tucano à Prefeitura de São Paulo, José Serra, disse que está preocupado com o feriado do Servidor Público, por causa da proximidade com o dia das eleições no segundo turno.

A prefeitura e o governo estadual anteciparam ou adiaram, cada um de acordo com suas conveniências eleitorais, o ponto facultativo do Dia do Funcionário Público --28 de outubro, a quinta-feira que antecede a eleição. O segundo turno da eleição é no domingo do dia 31 de outubro e em 2 de novembro, a terça-feira, é feriado do Dia de Finados.

Como Serra tem mais folga entre o eleitorado de classe média e Marta Suplicy (PT) ganha força nas classes de mais baixa renda, existe a percepção de que a eleição no meio do feriado prejudica o tucano, uma vez que seus eleitores tenderiam a viajar, tirando seus votos.

Para manipular a agenda eleitoral, a prefeitura mudou o feriado do Dia do Funcionário Público de 28 para 29 de outubro. Também haverá ponto facultativo na segunda-feira, dia 1º. Assim, criou um feriadão de cinco dias, de sexta a terça-feira, para seus 130 mil servidores, com a eleição no meio.

Já o governo estadual antecipou em 17 dias a folga, criando um feriadão de 8 a 12 de outubro. Foram atingidos pela medida 700 mil servidores da ativa, ao menos 200 mil deles lotados na capital.

Questionado sobre a mudança do feriado, Serra disse: "Tenho e não tenho preocupação". "A prefeita botou dois feriados municipais em torno da eleição. Colocou no dia seguinte ponto facultativo por livre e espontânea vontade, desestimulando a presença dos eleitores", disse, em entrevista à rádio CBN.

O candidato voltou a dizer que não trabalha no clima de "já ganhou" porque as pesquisas apontam vantagem sobre Marta. "É bom estar na frente, mas temos de trabalhar sem a pretensão de já ter ganho. No primeiro turno, as pesquisa não mostravam que ganharia por oito pontos, giravam em torno do empate."

Leia mais
  • Serra afirma que não usará prisão de Duda em sua campanha
  • Serra promete acabar com taxa do lixo até 2006

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre José Serra
  • Veja as últimas pesquisas no site Datafolha
  • Leia mais notícias no especial Eleições 2004

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página