Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2004 - 15h24

População desconhece abertura de arquivos da ditadura, diz CNT/Sensus

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

A pesquisa CNT/Sensus divulgada hoje revela que a maior parte dos entrevistados tem pouco conhecimento sobre temas como a abertura de arquivos referentes ao regime militar (1964-85) e o projeto das PPPs (Parcerias Público-Privadas).

Dos entrevistados, apenas 21,4% disseram acompanhar ou ter conhecimento das discussões sobre a abertura dos arquivos oficiais referentes ao período do regime militar (1964-1985). A maior parte, 73,3% não tem conhecimento ou não acompanha o assunto.

"A grande parte da população não está preocupada com os arquivos", avalia o presidente da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), Clésio Andrade.

A pesquisa foi realizada entre os dia 7 e 9 de dezembro, em 24 Estados. No total, foram ouvidas 2.000 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Para o presidente da CNT, essa preocupação representa "saudosismo". Dos que tem conhecimento sobre o assunto, 67,2% são favoráveis à abertura.

"Provavelmente o governo deveria se preocupar com outros assuntos. Isso não soma nada", diz Andrade. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou na última semana uma medida provisória que autoriza a abertura desses arquivos. O texto, entretanto, deixa brecha para que se mantenha sigilo eterno dos arquivos.

Outro assunto que é apontado pelo governo como solução para o crescimento do país, mas que não é conhecido pela população, são as PPPs.

Acompanham ou têm conhecimento sobre o projeto 9,3% dos entrevistados, contra 81,2% dos que não acompanham ou não conhecem o projeto, que tem como objetivo ampliar os investimentos em infra-estrutura.

Dos que conhecem, 23,9% apontam que a educação será o setor mais beneficiado pela medida, seguido por saúde e energia.

Leia mais
  • Desempenho da economia alavanca avaliação do governo Lula, diz CNT/Sensus
  • Aumenta satisfação do cidadão, aponta pesquisa CNT/Sensus

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as PPPs
  • Leia o que já foi publicado sobre os arquivos da ditadura
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas CNT/Sensus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página