Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2005 - 09h15

Reunião vai adotar o txai como moeda

Publicidade

da Agência Folha

O Fórum Social Mundial vai adotar uma moeda própria: além de reais, dólares ou euros, circularão no evento cédulas de txais. A palavra, do idioma dos índios caxinauás, do AC, significa "a metade melhor de mim em você", segundo a organização.

Neste ano, os organizadores ampliaram a experiência da moeda própria, já usada em 2003, mas restrita ao Acampamento Intercontinental da Juventude. "Os txais serão usados apenas para facilitar as trocas (de mercadorias) e não para sua acumulação. É uma tentativa de resgatar o valor original das moedas", disse Ary Moraes, um dos coordenadores de economia popular e solidária do FSM.

Segundo Moraes, os txais serão trocados por produtos levados pelos participantes. A pessoa leva uma camiseta e sugere à organização que a peça deva valer 15 txais, por exemplo. Após uma avaliação do produto, feita por comissão do evento, o participante recebe os 15 txais para gastar em outros produtos lá "vendidos", que são aqueles que outros já trocaram por txais para também gastar em produtos.

Os txais não serão comprados por reais, o que significa que a pessoa deve levar algum objeto para ter moeda de troca. A aceitação dos txais por outros expositores no fórum é opcional.

Leia mais
  • Fórum Social evita críticas e quer propostas
  • Fórum Econômico Mundial recomenda PPPs

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Fórum Social Mundial
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página