Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2005 - 17h37

Aliança Iraquiana questiona no fórum legitimidade das eleições

Publicidade

da Folha Online

O membro da Aliança Patriótica Iraquiana, Sammi Alaa, disse hoje em Porto Alegre (RS) que a resistência no Iraque não reconhece como legítimos o atual e o futuro governo, que será eleito em 30 de janeiro. A aliança teve origem num grupo de exilados iraquianos.

Para Alaa, que está participando da 5ª edição do Fórum Social Mundial, a grande mídia e os Estados Unidos dividem erroneamente a realidade iraquiana apenas entre curdos, sunitas e xiítas.

"É uma mistura de religião com nacionalidade, porque eles não nos reconhecem como um estado árabe", criticou. "O único apoio que nós [Aliança Patriótica Iraquiana] temos são de alguns setores políticos da América Latina, Europa e Ásia. Não temos também o apoio oficial dos estados árabes, porque eles estão comprometidos e recebem financiamentos dos Estados Unidos", criticou.

As eleições no Iraque vão compor uma assembléia para escolher um novo governo e elaborar a proposta de Constituição. A Aliança Patriótica não acredita que a lista de eleitores seja abrangente para propiciar a representatividade. "Não reconheceremos o atual governo nem um dia antes das eleições, nem no dia seguinte a ela, porque ele não é legítimo", afirmou.

Alaa também defendeu a parceria estratégica na área petrolífera com Cuba e Iémem, países que se colocaram publicamente contra as operações dos Estados Unidos no Iraque. Para ele, o Iraque poderia até conceder uma cota gratuita de petróleo às duas nações.

Na última quarta-feira, durante a marcha de abertura do 5º Fórum Social Mundial, muitos manifestantes carregavam faixas e gritavam palavras de ordem contra a invasão do Iraque e a política do presidente George W. Bush.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Petistas fazem festa em lançamento da campanha contra pobreza
  • Lula responde a vaias e defende política externa no Fórum Social
  • Lula troca Kirchner por Menem em discurso no Fórum Social Mundial

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o presidente Lula
  • Leia mais notícias no especial Fóruns Globais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página