Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2005 - 12h41

Em discurso, Chávez defende que o povo assuma o poder político

Publicidade

CAIO JUNQUEIRA
Enviado da Folha Online a Porto Alegre

Em um assentamento rural do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), em Tapes (100 km de Porto Alegre), o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, discursou, na manhã deste domingo, a favor da elaboração de uma estratégia, nos próximos cinco anos, para que o povo assuma o poder político.

"Os próximos cinco anos do Fórum Social Mundial devem vir acompanhados de uma renda social mundial que deve agregar uma estratégia social mundial de poder. Trata-se de um poder contra outro poder. O projeto da morte contra o da vida. Veremos qual se impõe", disse.

Empunhando bandeiras de Cuba, PCdoB (Partido Comunista do Brasil), MST, Che Guevara e do Movimento Sandinista, as cerca de 1.000 pessoas que estavam na platéia usavam ainda chapéus de camponeses que foram distribuídos na entrada do assentamento.

Por mais de uma vez, o presidente interrompeu seu discurso para, do palco, falar com a platéia. "Quantos anos você tem?", perguntou a uma criança. "Cinco", respondeu ela. "Nasceu com o fórum [Fórum Social Mundial]. É um forito", disse Chavez.

À tarde, o presidente venezuelano dará uma palestra no ginásio Gigantinho, mesmo local que Lula discursou na última quinta-feira.

Durante a semana, dezenas de cartazes amarelos --uma das cores da bandeira venezuelana-- foram espalhados por Porto Alegre --cidade que sedia o 5º Fórum Social Mundial-- para divulgar a palestra 'O Sul-Norte dos Povos', na qual Chávez deverá abordar suas proposições concretas para que os povos de todo o mundo respondam aos desafios da globalização e das políticas neoliberais.

Leia mais
  • Público vaia presidente da CUT e Requião em palestra de Chávez
  • "Bush condena mundo à destruição", diz Chávez no Fórum Social

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  • Leia mais sobre o 5º Fórum Social Mundial
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página