Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2005 - 10h51

Líderes se reúnem amanhã para definir eleições na Câmara

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha (PT-SP), reúne nesta terça-feira os líderes partidários para definir o rito de votação nas eleições da Casa, marcadas para o dia 14 de fevereiro.

Durante o encontro serão definidas questões como a data de encerramento para inscrição de candidatos à mesa da Câmara, o horário de votação e a escolha de cargos, de acordo com o tamanho da bancada dos partidos.

O encontro reunirá a maioria dos líderes das bancadas mas não deve contar com a presença dos próprios candidatos que estão em campanha, viajando pelo país. A única exceção deve ser o líder do PFL, José Carlos Aleluia (BA), que disputa a presidência e deve comparecer ao encontro.

Apesar de cinco deputados disputarem a presidência, a maioria dos partidos já definiu que cargos na mesa são pleiteados de acordo com a proporcionalidade. O PT, que tem a maior bancada, escolheu a presidência. O PMDB, com a segunda maior bancada, indicará o primeiro secretário; o PFL indicará o primeiro vice-presidente; o PP indicará o segundo vice-presidente; o PSDB deve ficar com a segunda secretaria; e o PTB com a terceira.

A questão mais polêmica a ser resolvida na reunião de amanhã se refere ao sigilo da votação. João Paulo afirmou que a votação poderá ser aberta. Pelo regimento e tradição, a votação é sigilosa. "Se todos os candidatos e todos os líderes concordarem, eu não vou me opor a uma votação aberta."

Leia mais
  • Greenhalgh diz que caso Lubeca já está encerrado
  • Diálogos reabrem suspeita de propina ao PT no caso Lubeca
  • Deputado faz campanha em São Paulo e no Rio

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre João Paulo Cunha
  • Leia o que já foi publicado sobre a presidência da Câmara
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página