Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2005 - 19h28

Propostas do Fórum Social encampam de Bush a prostitutas

Publicidade

CAIO JUNQUEIRA
Enviado especial da Folha Online a Porto Alegre

Da transmutação da consciência das pessoas até a participação dos torcedores de futebol nas decisões que seu clube toma. Essas foram duas das 352 sugestões apresentadas no "Mural de Propostas para a Construção de Outros Mundos", cujo objetivo é apresentar resultados dos debates do 5º Fórum Social Mundial.

Os principais alvos do Fórum -- Estados Unidos, o presidente americano George Bush e o neoliberalismo-- também estão presentes em algumas propostas, como a denominada "Ação dirigida à ONU pela condenação de Bush por crimes contra a humanidade".

A forma para que a proposta seja realizada é um requisito para sua formulação. Nessa, a ação contra Bush será apresentada à ONU.

As prostitutas também deixaram uma proposta: a de que sejam formadas cooperativas de prostitutas. O objetivo é "levar ao conhecimento das profissionais do sexo o sistema de cooperativas de trabalho". Para se chegar nele, a proposta sugere "capacitações, levantamento de dados e divulgação na mídia alternativa".

"Cosmoética"

No entanto, em uma delas, intitulada "Trabalho com satisfação", a forma não foi apresentada, apenas seu objetivo: "para que todos que tenham o seu trabalho possa manter o sustento de sua família com educação". A organização proponente é a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal.

Há ainda a "Campanha para a auto-incorruptilidade cosmoética", que visa "esclarecer a sociedade de que a corrupção só pode ser eliminada a partir de superações de auto-corrupção, com a implantação de uma postura de auto-incorruptibilidade cosmoética".

Em outra delas, foi proposto o aumento da lucidez das pessoas. O objetivo é de "ter pessoas mais abertas".

O fim do turismo sexual, a integração dos movimentos negros, o estreitamento de relações entre Brasil e África, o plano de desenvolvimento da universidade pública e a redução da jornada de trabalho sem redução de salário são outras propostas.

As propostas só podem ser feitas pelos organizadores das atividades. As que forem semelhantes serão juntadas e as entidades contatadas para coordenarem suas ações em comum.

Leia mais
  • Fórum Social termina com participação recorde e críticas à organização
  • Sem claque, Chávez empolga Fórum Social mais do que Lula

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Fórum Social Mundial
  • Leia mais notícias no especial Fóruns Globais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página