Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2005 - 11h15

Genoino diz que debate sucessório só deve ser feito em 2006

Publicidade

da Folha Online

O presidente nacional do PT, José Genoino, disse hoje que o debate sucessório só deve ser feito em 2006. O petista afirmou que o partido deve somente discutir alianças nos Estados durante o PED (Processo de Eleições Diretas), que definirá em setembro as novas direções do partido.

"A questão dos Estados vai começar a ser discutida no bojo do PED. Não vamos precipitar o debate sucessório de 2006 e nem vamos misturar o PED com a questão de nomes. O que vamos discutir no PED são as alianças que vamos fazer para 2006. O PT tem de fugir da tentação dos adversários de antecipar o debate de 2006 para 2005. Isso não interessa ao PT e nem ao governo. A nossa prioridade é a agenda do desenvolvimento, o debate sobre nossos rumos e sobre as reformas a serem concluídas, principalmente a reforma política", disse Genoino, em entrevista ao site do PT.

O presidente do PT também lamentou a aproximação do ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, do deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) e disse que a candidatura do parlamentar está servindo para ataques ao governo.

"Lamento que a candidatura do Virgílio esteja sendo instrumentada pelo Garotinho para fazer seu proselitismo costumeiro e sectário contra o governo. Os petistas do Rio de Janeiro e os prefeitos do partido no Estado sabem bem quem são Garotinho e a governadora Rosinha Matheus. Vejo com muita tristeza esse abraço do Virgílio com o Garotinho."

Questionado sobre o que o governo precisa fazer no setor elétrico, Genoino afirmou que o presidente Lula e a ministra Dilma Roussef (Minas e Energia) definiram um modelo coerente e consistente para o setor.

"Vamos aplicar esse modelo. O principal é garantir a execução desse plano, aprovado pelo setor e pelo governo, que recupera o papel do Estado e corrige as distorções da era FHC [Fernando Henrique Cardoso]. É esse modelo que vai garantir a sustentação do sistema", explicou.

Leia mais
  • Aos 25 anos, PT foge de Waldomiro e pergunta por sua base social
  • PT se reúne domingo para discutir eleição da mesa diretora da Câmara

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre José Genoino
  • Leia o que já foi publicado sobre sucessão presidencial
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página