Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2005 - 12h41

PT se reúne domingo para discutir eleição da mesa diretora da Câmara

Publicidade

da Folha Online

A bancada do PT na Câmara se reúne domingo para tratar da eleição da mesa diretora. Na segunda-feira, os 513 congressistas vão definir o nome do deputado que vai presidir a Câmara pelos próximos dois anos.

Pelo acordo firmado entre os líderes partidários, os deputados têm até uma hora antes da eleição, prevista para começar às 16h, para concorrer a um dos 11 cargos da mesa.

Dois candidatos

O PT possui dois candidatos a presidente: Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), o candidato oficial, e Virgílio Guimarães (MG), que concorre ao cargo em candidatura avulsa.

Além dos petistas, os deputados Severino Cavalcanti (PP-PE), José Carlos Aleluia (PFL-BA) e Jair Bolsonaro (PFL-RJ), que lançou candidatura de protesto, sem definir plataforma política de campanha, também concorrem à vaga. Aleluia, o único que ainda não oficializou a candidatura, deve fazer o registro amanhã.

Esta é uma das eleições mais disputadas na história da Câmara. Tradicionalmente, não há disputa pela presidência, uma vez que o cargo cabe ao partido que tem o maior número de congressistas.

Nos últimos dias, os líderes partidários do PCdoB, PDT, PSB, PV e PPS anunciaram a formação de bloco que deve alterar a composição política da Casa. No entanto, a formação de blocos não vai alterar a nova composição da mesa diretora.

Para a eleição do dia 14, valerá o quadro político existente até 15 de dezembro. O PT, com 90 deputados, continua com o direito de indicar o novo presidente.

Entretanto, deputados como Cavalcanti e Aleluia apostam em um segundo turno. De acordo com o regimento da Câmara, para um candidato se eleger no primeiro turno, é necessário obter maioria absoluta (metade mais um) dos votos válidos.

A presidência é o cargo mais importante da Câmara. Entre outras atribuições, o presidente da Câmara substitui o presidente da República quando ele e o vice-presidente estão ausentes.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Genoino diz que debate sucessório só deve ser feito em 2006
  • Aos 25 anos, PT foge de Waldomiro e pergunta por sua base social

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre presidência da Câmara
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página