Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2005 - 08h17

Bancada do PT avalia em reunião derrota na Câmara

Publicidade

da Folha Online

A bancada do Partido dos Trabalhadores se reúne na manhã desta quarta-feira para analisar os resultados da eleição para a presidência da Câmara e decidir uma estratégia para o fortalecimento do partido na Casa.

A opinião da maior parte dos 91 deputados da bancada petista é de que Greenhalgh perdeu a eleição, mas o grande derrotado foi o governo. Para o deputado Tarcísio Zimmermann (PT-RS), este é o momento de a bancada do PT se recompor.

"Falta diálogo dentro da bancada. Falta diálogo entre o governo e o Congresso e em especial com os congressistas do PT", avaliou.

Segundo o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), que foi um dos coordenadores de campanha de Greenhalgh, há falta de diálogo dentro da bancada petista, mas não credita a derrota do candidato a apenas este fator.

"A bancada deve fazer uma reflexão profunda. Não na perspectiva de caça às bruxas, mas de uma reforma no diálogo político dentro da bancada", adiantou Cardozo. O deputado paulista avalia ainda que é fundamental o PT agora apoiar a reforma política.

Ao analisar a derrota, Cardozo disse que não é possível para definir o que levou o governo a uma derrota. De qualquer modo, uma opinião é unânime dentro da bancada petista. A candidatura avulsa do deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) desestabilizou ainda mais a candidatura de Greenhalgh.

Zimmermann disse ainda que duas lições ficaram deste episódio. "O primeiro é que esta derrota não pode ser atribuída à esquerda do partido. Segundo, que não pode-se dizer que foi a falta de uma política de alianças que levou à derrota."

Leia mais
  • Presidente eleito guarda patrimônio em dinheiro vivo
  • PT fica sem postos na Mesa da Câmara
  • Genoino admite erros da bancada do PT na eleição
  • Greenhalgh culpa governo pela derrota na Câmara

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições na Câmara
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página