Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2005 - 12h55

MPs paralisam votações no Congresso esta semana

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

Enquanto as presidências de Câmara e Senado discutem com as lideranças partidárias uma forma de limitar a edição de medidas provisórias, as pautas das duas Casas Legislativas continuam obstruídas devido ao excesso de MPs. A expectativa é de as pautas só sejam destravadas na próxima semana, devido ao feriado de Tiradentes desta quinta-feira.

Na pauta da Câmara dos Deputados, dez MPs e um projeto com urgência constitucional travam as votações. Com isto, foi adiada por tempo indeterminado a votação do processo de cassação do deputado André Luiz (sem partido-RJ), que também obstrui a pauta.

Dentre as medidas provisórias em pauta na Câmara estão a MP 238 que cria o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), a MP 231, que cria 3,49 mil cargos na Carreira da Seguridade Social e do Trabalho para as unidades hospitalares do Ministério da Saúde, e a MP 237, que autoriza a União a transferir R$ 2,89 bilhões a Estados, Distrito Federal e municípios a fim de compensar a isenção do ICMS dos produtos exportados.

Desarmamento

Ao comentar nesta terça-feira a dificuldade de votar as matérias importantes, devido ao excesso de MPs em pauta, o presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), deu como exemplo o caso do projeto que trata do referendo sobre o desarmamento.

Severino reafirmou não ter intenção de adiar a votação do referendo. "Não fiz acordo nenhum e não estou adiando nada, mas o projeto não pode ser votado enquanto a pauta estiver trancada", disse.

No Senado, a pauta do plenário continua trancada por que não há acordo para a votação da medida provisória que trata de recursos para o desporto e da prorrogação do prazo para o desarmamento.

Também está na pauta a MP que abre crédito extraordinário no valor de R$ 569,1 milhões em favor dos ministérios da Defesa, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Leia mais
  • Aprovação a Lula cai 6 pontos percentuais, diz CNT/Sensus
  • No Dia do Índio, Lula homologa novas terras
  • Senadores debatem mudanças na edição de MPs
  • Alckmin reprova idéia de senador vitalício

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre medidas provisórias
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página