Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2005 - 16h24

CPMI da Terra vai ouvir tenente acusado de comandar milícia no Paraná

Publicidade

da Folha Online

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) da Terra deve ouvir nesta quarta-feira o depoimento do coronel da Polícia Militar do Paraná, Valdir Copetti Neves, que está preso desde o início do mês em Curitiba.

O presidente da CPMI, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), afirmou que, em depoimento à comissão na última segunda-feira, Neves fez denúncias importantes contra os secretários da Segurança do Paraná, Luiz Fernando Delazari, e do Trabalho e Promoção do Estado, padre Roque Zimmerman.

"Como deixou de responder a muitas perguntas, alegando segredo de Justiça, vamos ouvi-lo novamente, na esperança de que ele revele detalhes sobre a milícia armada que atua no Paraná e a respeito das denúncias graves que fez contra os dois secretários", afirmou Dias.

O senador disse ainda que o coronel acusou Delazari de realizar escutas telefônicas clandestinas e de envolvimento com tráfico de drogas. Zimmerman teria sido acusado de cobrar pedágio para liberar recursos para os sem-terra.

Valdir Copetti Neves foi preso sob a acusação de comandar uma milícia, que seria financiada por ruralistas, para intimidar e expulsar trabalhadores rurais. Além dele, outras sete pessoas foram presas.

O presidente da CPMI explicou que a comissão deverá propor o indiciamento de várias pessoas envolvidas em conflitos de terra e em desvio de recursos públicos. "Temos constatado que as verbas públicas estão sendo desviadas. Em vez de chegar aos assentamentos, o dinheiro atende a outros interesses."

Com Agência Senado

Leia mais
  • Operação na Raposa/Serra do Sol ganha reforço de 70 delegados
  • CCJ da Câmara deve votar PEC sobre coligações eleitorais amanhã

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPMI da Terra
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página