Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2005 - 14h49

Para Rice, colocar Brasil e EUA como rivais é pensamento do passado

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

Os Estados Unidos rejeitam o pensamento de que deve operar como rival do Brasil, segundo afirmou hoje a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice.

Durante palestra para convidados realizada no Memorial JK, em Brasília, ela disse que a idéia de que Brasil e Estados Unidos deveriam ser rivais, defendida por alguns grupos, é "um pensamento do passado".

"As duas nações, Brasil e Estados Unidos, podem conseguir muito como parceiras. Mas para isso, têm que pensar e agir como parceiras", disse ao apontar a possibilidade de atuação conjunta principalmente em defesa da democracia na região e na tentativa de por fim aos subsídios agrícolas.

Entre os principais desafios do Brasil e dos demais países da América Latina, Rice apontou a necessidade de retirar milhões de pessoas da pobreza. A educação também foi apontada pela secretária como um instrumento chave para que as pessoas possam desenvolver seu potencial.

Segundo ela, a economia brasileira se transformou nas últimas décadas, deixando de ser uma economia basicamente agrícola para ocupar lugar de destaque na venda de aviões, equipamentos de comunicação sem fio e de informática.

De Brasília, a secretária seguiu para o Chile. Ela também visitará a Colômbia a El Salvador.

Leia mais
  • Rice pede que América Latina continue a apostar na democracia
  • Paulo Kobayashi será enterrado no cemitério do Morumbi
  • Severino acusa governo de fazer "virtual fechamento" do Congresso com MPs

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Condoleezza Rice
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página