Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2010 - 12h31

Novo presidente da OAB critica corrupção e falta de vergonha na cara de políticos

Publicidade

colaboração para a Folha Online

O novo presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, criticou nesta segunda-feira o fato de o Brasil ainda ser uma das nações mais corruptas do planeta (75ª posição, segundo ranking da ONG Transparência Internacional). Segundo ele, o culpado por essa situação são "aqueles [políticos] que não têm vergonha na cara"

Cavalcante tomou posse do cargo ontem. Em seu discurso, destacou a impunidade nos casos de corrupção no Brasil. Como exemplo, usou o escândalo envolvendo o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido).

"Dinheiro em meias, em cuecas, em bolsas, oração para agradecer propina recebida são anomalias inconcebíveis, que demonstram total subversão de valores por parte dos que deveriam dar o exemplo", disse, antes de lembrar que este é um ano eleitoral: "Essa virada ética depende de nós: vamos exigir decência; vamos repudiar pelo voto aqueles que não têm vergonha na cara".

Segundo Ophir, o combate à corrupção e à impunidade será uma das marcas dos três anos de sua gestão. "Ou nos reencontramos com a decência ou naufragaremos. Pois nenhum país avança, nenhum país ingressa no primeiro mundo com as mãos sujas", afirmou.

O advogado disse ainda que a OAB vai defender uma "revolução moral e ética" e que a entidade lutará contra práticas políticas como o loteamento do Estado e o uso de cargos públicos para arrecadar dinheiro e financiar campanha. Ele condenou, por exemplo, o fato de o Brasil ter hoje cerca de 25 mil cargos públicos de livre nomeação.

Ophir foi eleito o novo presidente da OAB no domingo (31). Ele substitui o advogado sergipano Cezar Britto, que estava à frente da instituição desde 2007. Durante a gestão de Britto, ocupou o cargo de diretor-tesoureiro da OAB. Ele ficará no cargo de presidente do Conselho Federal pelos próximos três anos.

Além de Ophir, integram a nova diretoria os advogados Alberto de Paula Machado (vice-presidente); Marcus Vinicius Furtado Coelho (secretário-geral); Márcia Regina Machado Melaré (secretária-geral adjunta) e Miguel Ângelo Sampaio Cançado (diretor-tesoureiro).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página