Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2005 - 14h46

Cúpula dos Países Árabes pára trânsito e Congresso

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

Os 16 chefes de Estado que participam, até quarta-feira, da Cúpula América do Sul-Países Árabes começaram a chegar nesta segunda-feira a Brasília, sob um forte esquema de segurança que envolve 9.000 homens do Exército e das polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária. O espaço aéreo na parte central da cidade está fechado e o lago Paranoá vigiado.

Uma das principais ruas da cidade, o Eixo Monumental, que passa ao lado do Congresso Nacional e dos ministérios, é temporariamente fechada pelo Exército para que os chefes de Estado se desloquem até os hotéis em que ficarão hospedados. Os carros que estavam estacionados ao longo da pista por onde passariam as comitivas foram rebocados pelo Departamento de Trânsito por medidas de segurança.

No início da manhã, o trânsito estava complicado na parte central da cidade. Amanhã, o tráfego deve se complicar ainda mais porque as comitivas vão se deslocar para a Esplanada. As pistas estarão fechadas. Apenas as ruas paralelas estarão abertas para os carros.

Por conta disso, os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Renan Calheiros (PMDB-AL) e Severino Cavalcanti (PP-PE), respectivamente, decretaram ponto facultativo nesta terça-feira.

O Judiciário também deve decretar ponto facultativo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve dar folga aos funcionários públicos.

Programação

Amanhã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os demais 16 chefes de Estado chegam ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães por volta das 8h20. A cerimônia de abertura da cúpula está marcada para 9h, com discurso do presidente.

Em seguida, todos seguem para um hotel da cidade para uma reunião plenária dos chefes de Estado. Às 13h30, o presidente Lula oferece almoço a todos os presidentes, ministros e primeiros-ministros.

Às 20h30, o governo brasileiro oferece, no Palácio do Itamaraty, uma recepção para os chefes de Estado. Na quarta-feira, eles começam a deixar o país.

Leia mais
  • Planalto decreta ponto facultativo para servidores do executivo em Brasília
  • Em Brasília, empresários argentinos dirão que "Mercosul assim não é viável"
  • Política será tema secundário em cúpula árabe

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Cúpula América do Sul-Países Árabes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página