Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2005 - 10h44

Secretário nega envolvimento com ex-chefe dos Correios

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Paulo Lustosa, negou nesta quarta-feira envolvimento com o ex-chefe do Departamento de Contratação e Administração de Material da Empresa de Correios, Maurício Marinho, acusado de participar de um esquema de corrupção para direcionar processos de licitação na empresa.

Na fita divulgada na tarde de ontem pelo presidente nacional do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ) --acusado de participar do esquema de corrupção nos Correios--, outros nomes que compõem a base aliada ao governo são citados como pessoas de contato de Marinho. A fita foi gravada por dois empresários que foram aos Correios saber como era o esquema de licitação do órgão.

Marinho explica pacientemente aos dois interessados como é a tramitação de um processo de licitação nos Correios e afirma que dentro da estatal o controle político está "nas mãos do PMDB e do PTB". No diálogo, Marinho afirma que o PTB fez a nomeação do novo diretor de tecnologia dos Correios e que Antonio Pedreira, outro funcionário dos Correios, tem trânsito com pessoas chaves do governo, como o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, e o secretário-executivo do ministério, Paulo Lustosa.

"Primeiro, [Pedreira] não é meu amigo. Meus amigos eu escolho. E se quiser saber quem é meu amigo, pergunte a minha mulher que ela conhece bem", afirmou Lustosa. Segundo ele, cabe aos Correios como instituição autônoma investigar as denúncias de corrupção na estatal.

Ainda de acordo com Lustosa, o ministro Eunício Oliveira encaminhou uma solicitação ao Ministério da Justiça e à CGU (Controladoria Geral da União) para que tomem providências sobre o caso. "O Congresso está tomando suas providências. Fora isso, nós não somos nem juiz, nem polícia, nem Ministério Público, para estabelecer qual seria o julgamento desse pessoal."

Leia mais
  • Ex-diretor dos Correios diz em fita ter trânsito com Calheiros e Eunício
  • Oposição diz ter apoio para CPI e deixa governo acuado

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os Correios

    Sites relacionados
  • Veja trechos do pronunciamento do deputado Roberto Jefferson (somente para assinantes do UOL)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página