Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2005 - 16h29

Rocha Mattos será transferido para quartel da PM em São Paulo

Publicidade

da Folha Online

O juiz federal João Carlos da Rocha Mattos, condenado a três anos de prisão por formação de quadrilha na operação Anaconda, será transferido nesta quarta-feira de Santa Catarina para São Paulo.

A decisão foi tomada ontem pela Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal). Em São Paulo, Rocha Mattos ficará preso no quartel da Polícia Militar --Regimento de Cavalaria Montada Nove de Julho--, até a conclusão definitiva do julgamento do habeas corpus impetrado em favor do juiz.

A cautelar foi deferida pelo STF devido à prerrogativa de função prevista na Loman (Lei Orgânica da Magistratura), que determina recolhimento de juiz em prisão especial, ou em sala especial de Estado-Maior, por ordem e à disposição do tribunal ou do órgão especial competente, quando sujeito a prisão antes de julgamento final.

O ministro Joaquim Barbosa, relator do habeas corpus, acolheu as considerações feitas pelo ministro Celso de Mello, que citou precedente do Supremo no sentido de permitir a manutenção de prisão domiciliar para advogado, uma vez que o Estado era incapaz de mantê-lo preso, ressaltando que juiz tem prerrogativa de função assegurada pela Loman.

Leia mais
  • Governo se compromete a cumprir metas da reforma agrária
  • Em reunião com Lula, líderes indicam crise moral
  • Juízes fazem manifestação em Campos contra Garotinho

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre João Carlos da Rocha Mattos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página