Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2005 - 10h45

PT reúne diretório nacional para tratar da suspensão de Virgílio Guimarães

Publicidade

da Folha Online

O diretório nacional do PT vai se reunir neste fim de semana, das 10h às 18h, em São Paulo, para tratar das eleições internas do partido, o PED (Processo de Eleições Diretas), e do julgamento da representação aprovada em março pela Executiva Nacional, que pede a suspensão do deputado federal Virgílio Guimarães (MG) de suas atividades partidárias por um prazo de 12 meses.

O diretório também apreciará resolução da Executiva que define que os encaminhamentos de candidaturas e eventuais prévias para as eleições de 2006 só deverão ocorrer após o PED, marcado para 18 de setembro deste ano. Haverá ainda informes sobre as principais pautas da liderança do PT no Congresso e discussões sobre a reforma sindical --pontos de concordância e calendário de votação.

A previsão, segundo o secretário-geral do PT, Sílvio Pereira, é que as discussões sobre o caso de Virgílio Guimarães ocorram no sábado. Em fevereiro, o deputado ignorou determinação do partido e lançou candidatura avulsa à presidência da Câmara dos Deputados. A Executiva entendeu que o deputado feriu a unidade de ação do partido e, por não se tratar de fato que necessitasse de investigações, encaminhou o caso diretamente ao diretório nacional.

Durante a reunião, o secretário nacional de Organização do PT, Gleber Naime, terá 15 minutos para defender a representação da Executiva, e o deputado Virgílio Guimarães --ou algum representante designado por ele-- terá o mesmo tempo para sua defesa, já entregue por escrito a todos os membros do diretório. Em seguida, será aberta a discussão entre os membros.

No domingo, segundo dia da reunião, haverá a abertura oficial do PED, com o anúncio das chapas e dos candidatos à presidência nacional do PT, cujas inscrições encerram-se um dia antes, no sábado. Também será eleita uma comissão de organização eleitoral do PED nacional, composta por representantes proporcionalmente às atuais chapas. A comissão ficará responsável por definir o calendário de debates e por gerir o fundo das eleições internas.

Leia mais
  • Derrota da oposição no Senado pode trazer problemas para Palocci
  • Deputados acusam Cassol de "armação"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o diretório nacional do PT
  • Leia o que já foi publicado sobre Virgílio Guimarães
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página