Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2005 - 14h22

Em nota, Genoino diz que PT repudia "elitismo arrogante" de FHC

Publicidade

da Folha Online

O PT divulgou nesta segunda-feira uma nota oficial assinada pelo presidente do partido, José Genoino, repudiando as declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre o governo Lula.

"O governo atual mais parece um peru bêbado em dia de Carnaval", afirmou FHC no último sábado, durante encontro estadual do PSDB em São Paulo. "O PT também está reunido agora, mas só para abafar", acrescentou Fernando Henrique, se referindo à CPI das estatais.

Leia a íntegra da nota do PT:

"O PT repudia as declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, proferidas no fim de semana, segundo as quais 'o governo parece peru bêbado'.

Não se trata apenas de uma inadequação na boca de um ex-presidente da República, nem apenas de arrogância, conduta que o caracteriza desde quando exercia a presidência. No entender do PT, o ex-presidente exercitou um grosseiro ato de provocação explícita ao atual governo.

Parece que o seu objetivo consiste em insuflar artificialmente uma suposta crise institucional, já que havia declarado anteriormente que o país se encaminhava para um ambiente com estas características. Se esta é a sua intenção, trata-se de uma irresponsabilidade política.

A afirmação de Fernando Henrique Cardoso, de que a 'sertanização por que passa Brasília pode atingir a democracia', só pode ser entendida como a manifestação de um elitismo arrogante contra o povo pobre e humilde deste país, cujos sacrifícios servem, inclusive, para financiar aposentadorias polpudas de certos intelectuais que destilam preconceitos contra o povo mal instruído, mantido no analfabetismo ou no semi-analfabetismo e na exclusão social por governos que se esmeraram em perpetuar as condições de atraso e de pobreza do Brasil e de milhões de brasileiros.

A afirmação de que o 'país está sem rumo' não resiste aos menores termos comparativos dos resultados do presidente Lula em relação aos obtidos pelo governo do senhor Fernando Henrique Cardoso. Basta dizer que sob o governo Lula estão sendo criados milhões de empregos, reduzindo um dos maiores índices de desemprego, ocorrido no governo FHC; o Brasil vem quebrando recordes nas exportações, contrastando com os sucessivos déficits comerciais da gestão anterior; até 2006, serão incluídas 11 milhões de famílias no programa Bolsa Família, inclusive, muitas delas de sertanejos, tão desprezados pelo ex-presidente; o Brasil recuperou o crescimento econômico, contra um crescimento pífio em oito anos de gestão tucana; o governo vem reduzindo a dívida pública --desastrosa hipoteca do futuro de várias gerações igualmente deixada como herança de oito anos de gestão ruinosa, que vendeu os ativos do Estado brasileiro a valores deprimidos, ao mesmo tempo em que elevava a dívida e a vulnerabilidade do país; no atual governo restaurou-se a moralidade, com a punição dos corruptos e com o desmantelamento de dezenas de quadrilhas que agiam há anos no poder público. Este é o rumo do Brasil, que vem recuperando, com muito sacrifício, a dignidade, o bem-estar e o orgulho do seu povo.

A lista de comparações poderia ser extensa, mas estes exemplos bastam para desmentir categoricamente as afirmações do ex-presidente, que, tomado pelo despeito e pela inveja das realizações do governo Lula, dissemina avaliações políticas enganosas com o mero intuito de antecipar a disputa eleitoral do próximo ano para 2005, atitude que além de atrapalhar o país, visa dificultar a governabilidade."

Leia mais
  • Calheiros tenta fechar acordo sobre reforma política
  • Apesar do esforço do governo, CPI dos Correios não perde assinaturas
  • Brasil e Colômbia realizam ação conjunta na região amazônica
  • Lula viaja mas deixa a ministros tarefa de negociar apoio da base

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página