Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2005 - 10h13

Lula participa da abertura de fórum de combate à corrupção

Publicidade

da Folha Online

Em meio a crise que envolve o governo há pouco mais de três semanas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa no final da tarde desta terça-feira da abertura do 4º Fórum Global de Combate à Corrupção.

No encontro, especialistas e representantes do governo vão discutir, entre outras coisas, a cooperação internacional para combater a lavagem de dinheiro.

De acordo com o representante do escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crimes para o Brasil e Cone Sul, Giovanni Quaglia, somente com o apoio internacional é possível encontrar uma forma eficiente de combater e prevenir a lavagem de dinheiro. "Os países viram que trabalhando individualmente não iam avançar muito. Por isso, essa troca de experiências é muito importante", disse.

Em abril, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, afirmou que os países precisam se dar conta de que, sem cooperação conjunta e intercâmbio de informações, não chegarão a lugar nenhum no combate a essa prática. Segundo Bastos, é preciso desburocratizar procedimentos e criar formas novas e mais simples para o trabalho conjunto na prevenção e combate a esse tipo de crime.

Legislação

No Brasil, a lavagem de dinheiro só foi tornada crime em 1998, quando o país aprovou a lei de Lavagem de Dinheiro para dar continuidade a compromissos internacionais assumidos a partir da assinatura da Convenção de Viena.

Atualmente, o Brasil segue uma estratégia nacional de combate à lavagem de dinheiro, coordenada pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça.

Outra forma encontrada pelo governo brasileiro de combater a corrupção e a lavagem de dinheiro é a assinatura de vários tratados internacionais, porque os acordos facilitam o trabalho de investigação e de recuperação do dinheiro.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • PT blinda Delúbio, que não dá entrevista
  • CPI é agora fato consumado, dizem aliados
  • Entenda como funcionava o "mensalão" de R$ 30 mil a parlamentares

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página