Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2005 - 16h30

Parecer de Leitão é pela constitucionalidade da CPI dos Correios

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O relator do recurso contra a instalação da CPI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) dos Correios, deputado Inaldo Leitão (PL-PB), já avisou aos integrantes da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça da Câmara) que seu parecer será pela constitucionalidade da CPI.

A informação é do deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA). Segundo o deputado, a decisão de Inaldo Leitão no entanto, não acaba com o impasse entre base aliada ao governo e oposição.

"O deputado Inaldo Leitão, sem me dizer qual enquadramento regimental vai adotar, disse que vai indicar a constitucionalidade, ou seja, a favor da criação da CPI. Ele não informou se será pelo improvimento do recurso ou se vai fazer alguma emenda no requerimento de criação da CPI. Uma emenda a oposição não aceita", declarou.

O recurso contra a CPI foi apresentado pelo deputado João Leão (PL-BA) durante a sessão conjunta do Congresso na qual foi lido o requerimento de criação da CPI dos Correios. A CPI visa investigar denúncias de suposto esquema de corrupção na estatal.

O parecer de Leitão representa mais uma derrota nas tentativas do governo de impedir a instalação da CPI. Na manhã desta terça-feira, com a instalação sendo já considerada inevitável, a bancada do PT na Câmara decidiu apoiar a criação da Comissão.

Denúncia

Gravação revelada pela revista "Veja" mostra o executivo Maurício Marinho, dos Correios, negociando propina com empresários interessados em participar de uma licitação.

O funcionário dos Correios dizia ter o respaldo do presidente do PTB, Roberto Jefferson (RJ), que denunciou, em entrevista à Folha, um suposto esquema de pagamento de mesada de R$ 30 mil a deputados da base aliada em troca de apoio político.

Leia mais
  • Senadores do PT decidem apoiar uma possível CPI do "mensalão"
  • Eunício confirma demissões no IRB e nos Correios

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o caso da mesada no Congresso
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios

    Sites relacionados
  • Ouça trechos da entrevista de João Paulo Cunha (Só para assinantes do UOL)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página