Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2005 - 20h11

Jefferson promete nova "bomba" em depoimento ao Conselho de Ética

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), prometeu soltar uma nova "bomba" na próxima terça-feira, quando deverá depor no Conselho de Ética da Câmara. Segundo o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), o presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP) ficou "estarrecido" ao ouvir de Jefferson a promessa de "soltar um novo míssil contra o governo".

Segundo Izar, na quinta-feira, o conselho deverá designar um relator para analisar o requerimento do PL, que pediu nesta tarde a cassação do mandato de Jefferson por falta de decoro parlamentar.

Hoje, diretores dos Correios e o IRB (Instituto de Resseguros do Brasil) ligados ao PTB pediram demissão.

Liderança e ministério

Segundo o senador Fernando Bezerra (PTB-RN), líder do governo no Senado, a sigla vai definir amanhã se entrega ou não os outros cargos e qual será o destino de Jefferson que presidente o partido.

"A nota oficial do partido será divulgada amanhã. Ela vai em três sentidos. O primeiro é o de apoio ao governo. O segundo é no sentido de apoiar todas as investigações sobre as denúncias feitas e o terceiro é que o partido entende que o país vive um momento muito delicado e é necessário garantir a estabilidade das instituições."

Bezerra confirmou que ele e o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia vão pessoalmente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para colocar os seus cargos à disposição. "Estes são dois cargos de decisão do presidente. Os demais são de decisão do partido. A decisão de entregar todos os cargos ainda não está fechada, mas esta é a tendência do PTB", informou Bezerra.

O senador negou que tenha conversado hoje Jefferson, mas informou que Mares Guia tratou com o deputado sobre seu afastamento da presidência do PTB. "Estamos propondo uma licença da presidência. Esta licença duraria o tempo necessário para que todas as denúncias fossem esclarecidas. É uma decisão difícil (o afastamento de Roberto Jefferson da presidência do PTB)."

Segundo um deputado do partido que esteve com Jefferson na tarde desta terça-feira, o presidente nacional do PTB se recusa a deixar o cargo, dificultando as decisões da cúpula da legenda. Jefferson estaria até mesmo ameaçando seus colegas de legenda com a possibilidade de apresentar mais denúncias contra o próprio partido caso continue a ser pressionado.

Leia mais
  • Palocci aceita demissão de diretores do Instituto de Resseguros
  • Eunício confirma demissões no IRB e nos Correios

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o caso da mesada no Congresso
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios

    Sites relacionados
  • Ouça trechos da entrevista de João Paulo Cunha (Só para assinantes do UOL)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página