Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2005 - 11h15

CPI dos Correios começa a funcionar nesta quinta

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

Após mais de 15 dias de espera, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) mista que vai investigar as denúncias de suposto esquema de corrupção nos Correios começa a funcionar hoje, a partir das 16h. A expectativa agora é pela indicação do presidente da comissão e o seu relator.

As indicações dos integrantes da CPI foram fechadas na noite de ontem. No Senado, o bloco da minoria (PFL e PSDB) indicou os senadores Heráclito Fortes (PFL-PI), César Borges (PFL-BA), Sérgio Guerra (PSDB-PE) e Álvaro Dias (PSDB-PR).

O PMDB, que é o partido que individualmente tem a maior bancada no Senado, indicou os senadores Luiz Otávio (PA), Wirlande da Luz (RR), Maguito Vilela (GO) e o líder da bancada, Ney Suassuna (PB).

O bloco do governo, formado por PT, PL, PSB e PPS, indicou os senadores Delcídio Amaral (PT-MS), Ideli Salvatti (PT-SC), Tião Viana (PT-AC) e Aelton Freitas (PL-MG).

Um dos nomes cotados para presidir a CPI é o do senador Jefferson Peres (AM), que foi indicado pelo PDT. A senadora Heloísa Helena (AL) representará o PSOL na CPI.

Para surpresa de muitos, o líder do governo no Congresso, senador Fernando Bezerra (PTB-RN), integra a CPI. Bezerra é do partido que detonou esta crise com o governo e será o principal alvo de investigação.

Câmara

Na Câmara, a expectativa é de que o PT fique com a relatoria da CPI. O partido indicou os deputados Carlos Abicalil (MT), Jorge Bittar (RJ) e Maurício Rands (PE). O nome mais cotado para ser o relator é Bittar. O PMDB indicou os deputados Asdrúbal Bentes (PA), Osmar Serraglio (PR) e Fernando Diniz (MG).

Serraglio já integra também a Comissão de Sindicância da Câmara que investiga as denúncias feitas pelo presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), sobre o suposto esquema de pagamento de mesada a deputados da base, por parte do governo.

O PFL indicou os deputados Antonio Carlos Magalhães Neto (BA) e Onyx Lorenzoni (RS), enquanto o PSDB indicou Eduardo Paes (RJ) e Gustavo Fruet (PR). O PP indicou os deputados Nélio Dias (RN) e Nelson Meurer (PR).

Tanto PL como PTB, que tiveram suas indicações feitas pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), vão ser representados na CPI pelos seus líderes. O PL com Sandro Mabel (GO) e o PTB, com José Múcio Monteiro (PE).

O PDT indicou o deputado Alvaro Dias (RN) e o PPS a deputada Juíza Denise Frossard (RJ).

Leia mais
  • PT reage com defesa de Delúbio e promessa de investigação
  • CCJ derruba recurso e garante constitucionalidade da CPI dos Correios

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  • Leia mais notícias no especial Mesada no Congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página