Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2005 - 11h53

Intenção de voto em Lula oscila de 39% para 38%, diz CNI/Ibope

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira aponta oscilação negativa de um ponto percentual na intenção de voto para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006. Na última pesquisa, de março deste ano, Lula tinha 39% das intenções de voto e, agora, tem 38%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos para cima ou para baixo.

O resultado vai ao encontro do apurado pelo Datafolha, que mostra Lula reeleito com facilidade, mas teria de enfrentar segundo turno, se a eleição fosse hoje.

O prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB-SP), que aparece como o segundo candidato melhor colocado na pesquisa, passou de 27% em março para 29% neste mês. O ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PMDB-RJ), oscilou de 7% para 9% na preferência dos entrevistados. A maior queda no índice de intenções de voto foi a de César Maia (PFL-RJ), que caiu de 8% em março para 4% em junho.

A senadora Heloisa Helena (PSOL-AL) manteve-se estável nas duas últimas pesquisas, com 3% de intenções de voto. O resultado aponta, no cenário para 2006, uma disputa em um segundo turno, entre Serra e Lula.

Na avaliação da CNI, a queda tanto no índice de popularidade como na intenção de voto para o presidente Lula se deve às denúncias de corrupção no governo. No período da pesquisa, 58% dos entrevistados afirmam ter conhecimento das denúncias, 41% disseram não ter tomado conhecimento e 1% não souberam opinar ou não informaram.

Para 46% dos entrevistados, são totalmente verdadeiras as denuncias. Outros 30% acreditam que são mais verdadeiras que falsas, 11% dizem que são mais falsas que verdadeiras e apenas 5% acreditam que são totalmente falsas. Não souberam ou não quiseram opinar 8% dos entrevistados.

A avaliação do governo e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi considerada boa/ótima por 35% dos entrevistados em junho. Em março, o percentual foi de 39%.

A CNI também promoveu uma pesquisa substituindo o candidato tucano José Serra pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB-SP). Neste cenário, a intenção de voto do presidente Lula é superior a uma possível disputa com Serra. Em março, Lula teria 42% das intenções de voto e Alckmin, 12%. Na pesquisa divulgada hoje, Lula teria 40%, contra 14% de Alckmin.

A pesquisa CNI aponta ainda, no caso dos juros, que 67% dos entrevistados desaprovam a forma como o governo atuou na política de juros.

A pesquisa CNI/Ibope foi realizada entre os dias 9 e 13 de junho e ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios.

Leia mais
  • Pesquisa CNI/Ibope mostra queda na avaliação do governo Lula

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas CNI/Ibope
  • Leia a cobertura completa sobre o caso da mesada no Congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página