Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/06/2005 - 13h03

Lula pede a ministro da Justiça balanço das investigações sobre corrupção

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta segunda-feira aos ministros da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e da Controladoria Geral da União, Waldir Pires, um balanço sobre o andamento das investigações de corrupção no governo. Os dois ministros devem ser recebidos por Lula nesta tarde.

O presidente quer mostrar que é implacável no combate à corrupção, e pretende acompanhar de perto as informações sobre os casos de corrupção que resultaram na pior crise do seu governo.

Em seu pronunciamento transmitido em cadeia de rádio e TV na semana passada, Lula disse que o número de prisões e ações da Polícia Federal aumentou desde o início do seu governo por conta das ações de um governo realmente disposto a apurar os fatos.

Em dois anos e meio, segundo o presidente, 1.006 pessoas acusadas de corrupção foram presas, e redes criminosas responsáveis por desvios de bilhões de reais que não eram investigados foram desbaratadas.

Ele destacou também que a Controladoria Geral da União já realizou 7.500 auditorias em órgãos federais e 700 municípios que recebem repasses de recursos do governo federal.

O presidente reconheceu que quando se começa a limpar uma casa, o que mais aparece é lixo: atrás da porta, debaixo dos móveis e dentro dos armários, mas prometeu "punir exemplarmente" os casos de corrução. "Esse é um governo que não tem jogado a sujeira para debaixo do tapete", disse no pronunciamento.

Leia mais
  • Valério omite R$ 1 mi da Receita Federal
  • Conselho de Ética vai ouvir ex-secretária de Valério
  • Marcos Valério mandou fazer saques em bancos, diz Coaf

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Márcio Thomaz Bastos
  • Leia a cobertura completa sobre o caso da mesada no Congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página