Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2005 - 11h49

Genoino e outras 12 pessoas depõem hoje na Corregedoria da Câmara

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

A Corregedoria da Câmara deve ouvir nesta quarta-feira 13 depoimentos sobre os esquemas de corrupção envolvendo integrantes da Casa e do governo. O primeiro a depor foi o presidente nacional do PT, José Genoino, que falou à Corregedoria por menos de uma hora. O deputado Bispo Rodrigues (PL-RJ) é o segundo a depor.

A Corregedoria abriu investigação devido a quatro representações encaminhadas pela Mesa Diretora da Câmara. Três representações se referem às denúncias feitas pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) sobre um esquema de pagamento de mesadas aos deputados, por parte do governo, o chamado "mensalão".

Em outra representação, a Corregedoria investiga as denúncias contra o próprio Roberto Jefferson que afirmam que tanto ele, como a direção do PTB, cobrava mesada das pessoas indicadas pelo partido para ocupar cargos de confiança no governo.

O pivô desta investigação foi a gravação feita nos Correios, onde o ex-chefe do Departamento de Contratação e Administração de Material Maurício Marinho foi flagrado recebendo R$ 3 mil.

Jefferson afirmou em discurso no Plenário da Câmara que o consultor Arlindo Molina tentou lhe extorquir ao apresentar a fita com a gravação da conversa com Marinho. Molina era esperado para depor nesta quarta-feira na Corregedoria, mas cancelou seu depoimento.

A Corregedoria também vai ouvir hoje pessoas importantes no cenário político, como o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo; o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, acusado pelo deputado Roberto Jefferson de ser o "operador" do suposto "mensalão"; o tesoureiro do PT, Delúbio Soares; o secretário-geral do partido, Sílvio Pereira; e o presidente da NovaData, Mauro Dutra.

Leia mais
  • Bancada do PSB ganha três novos deputados; Ciro deve se filiar ainda hoje
  • CPI ouve ex-diretores dos Correios
  • Ainda na UTI, Arraes reage e começa a retomar consciência
  • Costa e Lustosa são cotados para assumir Comunicações

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o caso da mesada no Congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página