Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2005 - 18h36

Câmara aprova requerimento de criação da CPI da compra de votos

Publicidade

da Folha Online

Os deputados aprovaram nesta quarta-feira, por 291 votos 66, a urgência para a votação da criação da CPI de compra de votos. Com o pedido de urgência torna desnecessária a apreciação da criação da comissão pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

A manobra demonstra a tentativa do governo de controlar a CPI que vai investigar o suposto esquema de pagamento de mesada a parlamentares da base aliada em troca de apoio político --o "mensalão".

A CPI da compra de votos foi proposta pelo PT e pretende investigar, além "mensalão", as denúncia de compra de votos no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

Se a Câmara não conseguir instalar a comissão, o governo corre o risco de sofrer mais desgastes com a criação da CPI mista do "mensalão", que deverá ser criada hoje à noite.

Pauta trancada

Para viabilizar a votação, o presidente Lula teve de revogar uma medida provisória que estava pauta e criava a Timemania, uma loteria destinada a arrecadar recursos para o pagamento de dívidas dos clubes de futebol. Também retirou da pauta da Câmara três projetos de urgência constitucional.

Só após a retirada da MP e dos projetos, a pauta da Casa ficou livre para votar o pedido de urgência da CPI da compra de votos.

Leia mais
  • CPI dos Correios quebra sigilos de Valério e Wascheck
  • Oposição dribla governo e instala CPI dos Bingos no Senado

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o caso da mesada no Congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página