Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2005 - 19h36

Temer pede que Borba saia da liderança do PMDB

Publicidade

da Folha Online

O PMDB solicitou que o seu atual líder na Câmara, o deputado José Borba (PR), acusado de envolvimento no esquema do "mensalão", afaste-se da posição até a conclusão das investigações sobre o escândalo. a assessoria do presidente Michel Temer (SP) confirmou que ele conversou com Borba sobre o assunto, e que o deputado paranaense teria se comprometido a tomar uma decisão ainda nesta terça-feira.

Borba foi envolvido no caso devido a uma declaração de Fernanda Karina Somaggio, que afirmou no último domingo, em entrevista ao 'Fantástico' que Valério e Borba mantinham contatos freqüentes. Karina Somaggio é ex-secretária do publicitário Marcos Valério, supostamente um dos envolvidos no mensalão. Borba

O deputado divulgou nota nesta terça-feira em que rebate as acusações ao mesmo tempo que acrescenta um dado novo ao escândalo político. "O meu relacionamento com líderes do PT, integrantes de sua Executiva Nacional e o sr. Marcos Valério sempre foi delimitado pela tratativa da ocupação de cargos", afirmou.

Segundo ele, Valério teria participação ativa na indicação de partidário para cargos de confiança. "O que discuti com dirigentes do PT e o senhor Marcos Valério é o que lideranças partidárias discutem hoje e sempre discutiram em todos os governos, a nomeação de seus partidários para cargos na administração", afirmou Borba, por meio da nota.

Sem apoio entre os pares

Borba não encontrou ressonância nem entre os seus colegas de partido. O líder do PMDB no Senado, Ney Suassuna (PB), afirmou nesta segunda-feira que renunciaria ao cargo caso fosse acusado de receber o "mensalão".

No mesmo dia, o vice-líder do partido na Câmara, Wladimir Costa (PA), defendeu o afastamento de Borba do cargo até a apuração de todas as denúncia sobre o esquema apontado pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ).

Leia mais
  • STF concede habeas corpus que evita prisão de Marcos Valério durante CPI
  • Para analistas, PT terá dificuldade de recuperar imagem no exterior
  • PT define substitutos de Delúbio e Silvio Pereira no final de semana
  • PT confirma afastamento de Delúbio e divulga carta enviada à Executiva

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o caso da mesada no Congresso


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página