Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2005 - 15h15

Procuradores querem legislação mais rígida para setor de jogos

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Bingos, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), defendeu nesta quinta-feira que o relatório final da Comissão proponha uma legislação que acabe com as fraudes cometidas no setor de jogos no Brasil.

O procurador regional da República do Rio Grande do Sul, Celso Três, que testemunhou hoje, disse que o país precisa definir sua legislação sobre os jogos.

"O Brasil precisa decidir se quer proibir realmente ou então liberar de vez o jogo. É preciso elaborar uma lei clara sobre o assunto, mas não deixar esse controle para os estados", afirmou ele.

Ao comentar a lavagem de dinheiro no país, por meio dos jogos, Celso Três afirmou que a falta de controle que impeça a lavagem atinge até a Caixa Econômica Federal. "Nas loterias da Caixa, basta ter o cartão para receber. Não precisa indicar quem jogou. Basta ir lá com o bilhete vencedor e dizer eu ganhei", disse.

Ele explicou que basta aos integrantes do crime organizado procurarem os vencedores das loterias e oferecerem um pouquinho mais do que o prêmio a ser recebido e trocar o dinheiro do crime pelo bilhete da Caixa Econômica Federal, e com isto ele fica com o dinheiro legalizado.

"Não é preciso muito não, basta um pouquinho, um plus e o dinheiro está lavado", afirmou.

Celso Três disse ainda que o argumento de que o setor que explora jogos de azar é gerador de empregos é uma "mentira" apregoada pelos donos das casas de jogos para comover a sociedade.

"O jogo é uma espoliação da população, algo deprimente, que explora pessoas viciadas e problemáticas, com problemas psicológicos, que ficam devendo dinheiro e gerando problemas familiares e sociais", avaliou o procurador.

Leia mais
  • CPI busca alternativas depois de depoimentos de petistas
  • Sócia de Duda Mendonça sacou R$ 250 mil da SMPB

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Bingos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página