Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2005 - 15h42

Conselho de Ética nomeia relatores para cassação de Dirceu e Mabel

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O Conselho de Ética já nomeou os relatores dos processos dos parlamentares José Dirceu (PT-SP), nas mãos de Júlio Delgado (PSB-MG); e Sandro Mabel, a cargo de Benedito de Lira (PP-AL). O deputado Josias Quintal (PMDB-RJ) será o relator do processo de Romeu Queiroz (PTB-MG).

Todos são acusados de quebrarem o decoro. Dirceu e Mabel são objetos de representações feitas pelo PTB. Queiroz é acusado de receber recursos de "caixa dois", que teriam sido distribuídos a candidatos no Estado.

Ontem, o Conselho criou uma subcomissão para analisar se aceita ou não as representações feitas pelo PL contra os outros cinco parlamentares do PTB. O relator dessa subcomissão é o deputado Nelson Trad (PMDB-MS).

Sobrevida

O deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), relator do processo do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) no Conselho de Ética da Câmara, afirmou que a segunda representação apresentada contra o parlamentar fluminense dá uma "sobrevida" ao processo de cassação.

Segundo Carneiro, "começa tudo de novo" com esse processo. Na primeira representação, o prazo para entregar o parecer terminava no dia 8 de setembro.

A segunda representação também foi apresentada pelo PL e foi apensada à primeira, onde Jefferson é acusado por quebra de decoro devido às denúncias do "mensalão", que fez sem apresentar provas. A segunda representação, também um pedido de cassação, foi apresentada porque o deputado do PTB assumiu que recebeu R$ 4 milhões do PT.

Jefferson tem o direito a 5 sessões do plenário para apresentar sua defesa por escrito, pode arrolar cinco testemunhas de defesa, que obrigatoriamente têm que ser ouvidas pelo Conselho e terá que ser chamado para se defender das acusações. O processo do deputado deve se estender até o final do ano.

O presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP), informou que quer encerrar o processo até o final de setembro, apesar do apensamento.

Leia mais
  • Erramos: Conselho de Ética nomeia relatores para cassação de Dirceu e Mabel
  • Ministro nega que Lula tenha pedido dinheiro emprestado do PT
  • CPIs tomam depoimento de sócio de Valério na SMPB
  • Valério diz que foi "usado" e apresenta sacadores do PT e PSDB

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página