Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2005 - 21h05

CPI dispensa lista apócrifa com sacadores do PSDB

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

A lista apócrifa de nomes de sacadores das contas do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza foi considerada falsa e será descartada, de acordo com o presidente da CPI do Mensalão, senador Amir Lando (PMDB-RO).

O documento seria parte de uma ação civil pública que supostamente tramitava no STF (Supremo Tribunal Federal) contra o então governador de Minas Gerais, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Clésio Andrade, atual vice-governador do Estado, e Marcos Valério.

Os integrantes das comissões foram ao Supremo e obtiveram a informação de que o processo não continha essa listagem. Os papéis continham o nome do governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), que teria recebido R$ 110 mil das contas de Valério.

A lista de nomes incluía também os deputados Romel Anizio (PP-MG), Cabo Júlio (PMDB-MG), Jaime Martins (PL-MG), Lael Varella (PFL-MG), Mário Assad Júnior (PL-MG), Carlos Melles (PFL-MG), Cleuber Carneiro (PTB-MG), Osmanio Pereira (em partido-MG) e Eduardo Barbosa (PSDB-MG). O PT aparece na lista beneficiário de R$ 850 mil, mas não há nomes dos beneficiários.

A divulgação da listagem provocou tumulto na sessão conjunta das CPIs mistas dos Correios e do 'Mensalão'. O vice-presidente da CPI, Paulo Pimenta (PT-RS), disse ter recebido a listagem das mãos de um dos advogados que defende Marcos Valério, Paulo Sérgio Abreu e SIlva. O advogado negou e Pimenta teve de voltar atrás, o que o fará responder a um processo de cassação.

Nesta tarde, o PSDB divulgou nota afirmando que a divulgação da lista pretendia "forjar" provas e criar "factóide" para desviar o foco das investigações.

Leia mais
  • Sócio de Valério diz que sabia dos empréstimos, mas nega participação
  • PDT desfilia citados em lista de sacadores de Marcos Valério
  • PSDB pede a cassação de vice-presidente da CPI do Mensalão
  • Pimenta se contradiz sobre entrega da lista de novos sacadores

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página