Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/08/2005 - 21h04

Doleiro afirma que PT envia dinheiro para exterior desde 1989

Publicidade

da Folha Online

A revista "Veja" em sua edição desta semana traz reportagem onde o doleiro Antonio Oliveira Claramont acusa o PT de enviar dinheiro para o exterior desde sua primeira campanha à presidência, em 1989. O doleiro foi condenado a 25 anos por evasão de divisas e está preso na penitenciária de Avaré.

A publicação teve acesso às cartas em que o doleiro, também conhecido pelo apelido "Toninho da Barcelona", relata o suposto esquema de remessas ao exterior do partido. Segundo Toninho, as remessas ao exterior teriam crescido durante a década de 90 e se utilizam de duas instituições, a Trade Link Bank, localizada nas Ilhas Cayman, e uma empresa offshore criada no Panamá, ambos paraísos fiscais.

Em seu depoimento à CPI dos Correios, o publicitário Duda Mendonça afirmou que foi pago por meio de repasses da agência SMPB, do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, e que alguns dessas remessas viriam de contas no exterior.

Ele repassou à CPI uma série de faxes, enviados pela SMPB e que mostravam o repasse de dinheiro, por exemplo, saindo de um Banco de Israel para a conta de Duda nas Bahamas, um paraíso fiscal. Nos documentos aparecem ainda registros dos banco Rural Europa, Trade Link e Florida Bank.

Leia mais
  • Delúbio teria viajado a Portugal, afirma jornal
  • Costa Neto nega cobrança de dinheiro do PT em troca de apoio
  • CPI do Mensalão vai ouvir amanhã Palmieri e Lamas

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página