Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2005 - 13h22

CPI deve ouvir amanhã doleiro Toninho da Barcelona

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

A CPI dos Correios deve ouvir amanhã, em São Paulo (SP), o doleiro Antônio Oliveira Claramunt, o Toninho da Barcelona. Antes da viagem até Avaré (SP), onde o doleiro está preso, acusado de evasão de divisas, os integrantes da comissão irão votar o requerimento para seu depoimento. Toninho da Barcelona diz ter informações sobre as remessas de recursos para o exterior para supostamente financiar campanhas petistas.

De acordo com cartas escritas por Toninho da Barcelona, o PT enviaria recursos para o exterior desde a primeira campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 1989. Com o depoimento do publicitário Duda Mendonça, responsável pela campanha presidencial de Lula em 2002, que afirmou à CPI ter recebido recursos no exterior para pagar os serviços prestados ao PT, os integrantes da comissão decidiram rastrear os recursos das contas no exterior.

Além de Toninho da Barcelona, essa subcomissão da CPI deve ouvir o depoimento de outros doleiros citados nas investigações, como Haroldo Bicalho, que operaria em Belo Horizonte e teria ligações com o policial David Rodrigues Alves, um dos maiores sacadores das contas do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza.

Nesta semana, a comissão deve ouvir também o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, que já admitiu ter sacado recursos das contas de Valério, mas ainda não prestou esclarecimentos sobre o motivo do saque e o destino do dinheiro.

Leia mais
  • Cristovam Buarque volta atrás e decide deixar hoje o PT
  • Oposição se reúne para debater crise política
  • Acuado, Lula fala em fazer "ofensiva" para conter crise

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página