Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2005 - 12h58

Gabeira afirma que vai votar na cassação de Dirceu

Publicidade

TATHIANA BARBAR
EPAMINONDAS NETO
da Folha Online

O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) afirmou hoje, durante sabatina da Folha, que vai votar pela cassação do deputado José Dirceu (PT-SP), caso o processo por quebra de decoro no Conselho de Ética da Câmara prossiga. "Com os dados que eu sei, eu votarei pela cassação dele."

Gabeira disse também que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabia do esquema de corrupção. "O presidente Lula sabe e sabia, ele está escondido, agarrado no braço de Juscelino", disse, em referência ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, citado em vários discursos de Lula.

No entanto, ele disse não é a favor do impeachment do presidente até a conclusão das investigações. "O processo de impeachment não precisa de uma grande manifestação popular. A decisiva está na conclusão de que ele realmente cometeu alguma coisa grave."

Corrupção

Gabeira disse ainda que o processo de decomposição do governo piorou muito nos últimos anos.

"Eu era um membro importante do partido [PT]. Tudo o que fizeram em termos de corrupção, eu não conhecia quando eu era do partido", disse ele.

Questionado pela vereadora Sonia Francine (PT-SP), ele não soube enumerar o que hoje "se salvaria" do governo do PT e voltou a pergunta para ela, que respondeu: "eu perguntei primeiro".

A sabatina

Esta é a sétima da série de dez sabatinas que serão feitas ao longo do ano com personalidades de destaque no noticiário nacional.

O evento foi aberto à participação dos assinantes e acontece no Teatro Folha (shopping Pátio Higienópolis, av. Higienópolis, 618, piso 2), sempre a partir das 11h.

O primeiro a ser sabatinado foi o médico Drauzio Varella. Depois vieram o ministro da Cultura, Gilberto Gil, o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), o físico Marcelo Gleiser, o escritor Salman Rushdie, e o presidente nacional do PT, Tarso Genro.

Trajetória

Fernando Paulo Nagle Gabeira, 64, é um dos principais defensores da saída de Severino Cavalvanti (PP-PE) da presidência da Câmara. Em outubro de 2003, deixou o PT por discordar da política ambiental do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Colunista da Folha e autor de "O que é Isso, Companheiro?", entre outros livros, integrou a luta armada contra o regime militar, no final dos anos 1960.

Leia mais
  • Para Gabeira, próximas eleições serão mais "realistas"
  • Gabeira diz que presença de Severino na Câmara é uma humilhação nacional

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Fernando Gabeira
  • Veja como foram as sabatinas anteriores

    Sites relacionados
  • Veja vídeo da sabatina (somente para assinantes do UOL)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página