Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2005 - 22h17

Aldo Rebelo diz que a Câmara será mais transparente

Publicidade

da Folha Online

Em seu discurso de posse como presidente da Câmara, o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) afirmou que a Casa será, durante o seu mandato, uma instituição transparente. Ele também reafirmou os compromissos assumidos durante a campanha para o cargo e convidou os colegas a recuperar a credibilidade do Legislativo.

"Em um país tão cheio de desequilíbrio, mas tão cheio de esperanças, acredito que todos nós queremos uma sociedade mais justa, democrática e essa instituição mais transparente", disse.

Para o deputado, cabe à Câmara atuar com pensamento "crítico e otimista", no sentido de aproveitar suas potencialidades e, ao mesmo tempo, remover os obstáculos existentes.

"Esse é um espaço independente que pertence unicamente ao seu titular maior, que é o povo brasileiro. Tenho a noção exata dos limites dessa transição que nós realizamos e sei que só será possível levar a bom termo a condução dos trabalhos desta Casa se nos apoairmos na sabedoria dos mais antigos, com a energia, vigor e capacidade de realização dos mais jovens", avaliou.

Durante o seu discurso, Aldo também cumprimentou todos os parlamentares e funcionários da Casa, afirmando que eles "garantiram o espírito democrático da instituição".

Considerando que a Câmara é um espaço livre, independente e do povo brasileiro, ele afirmou que a Câmara será conduzida por colegiados e anunciou como vice-presidente o candidato da oposição José Thomaz Nonô (PFL-AL), que concorria com ele no segundo turno das eleições para a presidência da Câmara. Como segundo-secretário, Aldo Rebelo elegeu Ciro Nogueira (PP-PI).

Aldo disse ainda que vai trabalhar para recuperar a capacidade de inciativa e ação legislativa, na promoção de uma agenda compatível com as expectativas da sociedade.

Nas eleições para a presidência da Câmara, Aldo venceu hoje o candidato da oposição, José Thomaz Nonô (PFL-AL), que continua sendo o primeiro vice-presidente da Casa. No final da apuração, Aldo teve 258 votos e Nonô obteve 243. Foram contabilizados ainda seis votos brancos e dois nulos.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Oposição questiona métodos de governo para eleger Aldo
  • Governo sai vitorioso e elege Aldo Rebelo para presidência da Câmara
  • Saiba mais sobre Aldo Rebelo, o novo presidente da Câmara
  • Aldo dará continuidade aos processos de cassação, diz vice-líder

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições na Câmara
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página