Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2005 - 20h46

Centenas protestam contra visita de Bush ao Brasil

Publicidade

da Folha Online

Centenas de pessoas foram às ruas neste sábado nas principais cidades do país para protestar pacificamente contra a visita do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que permanecerá em Brasília menos de 24 horas.

São Paulo, Salvador e Recife registraram as principais manifestações contra a presença do presidente americano, que já está em Brasília. Esta é a primeira visita oficial de Bush ao país.

Raimundo Paco/Reuters
Manifestantes fazem protesto na avenida Paulista contra a visita do presidente Bush
Desde às 15h, o espaço aéreo de Brasília entrou em "fase vermelha" para receber Bush e todos os sistemas de defesa e patrulha aérea estão em estado de alerta e disponibilidade.

Na avenida Paulista, aproximadamente mil pessoas caminharam com bandeiras anti-Bush, congestionando o trânsito. Dois homens foram presos em tumulto após manifestação.

A confusão aconteceu no final do protesto quando manifestantes jogaram ovos durante concentração na frente do Bank Boston.

Para contornar a situação, os policiais tiveram de usar bombas de efeito moral. O tráfego já foi liberado no local.

Recife

Em Recife, cerca de 250 pessoas se concentraram em frente ao Consulado dos Estados Unidos, e derramaram tinta vermelha e ameaçaram apedrejar o local.

O protesto, contido pela polícia, foi convocado por organizações não-governamentais, estudantes, professores, sindicatos, trabalhadores sem-terra e partidos políticos.

Em Salvador, a Central Única de Trabalhadores (CUT) e a Coordenação de Movimentos Sociais (CMS) organizaram outra manifestação, durante a qual queimaram um boneco que representava Bush.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Após participar de cúpula na Argentina, Bush chega ao Brasil
  • Bush deixa resort argentino de Mar del Plata com destino ao Brasil

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página