Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2005 - 10h34

Lula diz que direita faz "oposição raivosa" ao seu governo

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou nesta quarta-feira, durante entrevista a três redes nacionais de rádio, que a oposição de direita feita contra seu governo hoje é "mais raivosa" que a oposição de esquerda feita pelo PT aos governos anteriores. Lula reconheceu os erros cometidos pelo seu partido e disse que levará anos para que o PT possa recobrar sua imagem e sua credibilidade.

"Eu confesso a vocês que quando eu era oposição no Congresso Nacional eu era uma oposição de esquerda mais light que a oposição de direita feita a mim. Em determinados momentos, os setores de direita parecem muito mais raivosos do que a esquerda já foi em qualquer momento histórico do Brasil. Mas isto faz parte da cultura política do Brasil."

Ao comentar os desvios de conduta petista, o presidente afirmou que "existe uma história neste país que o PT não poderia ter entrado". "O PT nasceu para combater isso. Quem fez isso cometeu um erro abominável contra a história do PT. Agora, vai amargar muitos anos para recuperar a sua história política e sua credibilidade. Eu estarei do lado do PT tentando contribuir para que isso aconteça."

O presidente evitou citar os nomes das pessoas que teriam traído os ideais petistas. Ele falou apenas sobre o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, que segundo Lula, já assumiu sua responsabilidade pelos atos praticados. Para o presidente, apesar de ter causado um prejuízo incalculável à imagem do partido, os erros cometidos pela direção petista tiveram um lado positivo.

"O episódio mostrou que não somos infalíveis. Cometemos erros e, quando cometemos erros, nós temos que pagar e pagar forte. A sociedade brasileira precisa nos cobrar sistematicamente, de forma implacável, para que a gente seja uma referência ética neste país."

Leia mais
  • Lula defende Dirceu e diz que o levaria novamente para seu palanque eleitoral
  • Lula defende manutenção da política econômica
  • Ainda não disse a ninguém que sou candidato à reeleição, diz Lula

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o presidente Lula
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página