Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2006 - 11h38

CNT/Sensus mostra recuperação na aprovação do governo Lula

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

A pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta terça-feira, mostra uma recuperação na avaliação do governo e na aprovação do desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em todos os cenários de primeiro e segundo turnos das eleições, Lula venceria o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB). Em apenas um, eles estariam empatados na margem de erro. No segundo turno, Lula venceria todos os candidatos com folga.

Numa possível disputa com Serra, por exemplo, Lula teria a vantagem de 10 pontos percentuais, ou seja, 47,6% para Lula contra 37,6% para Serra.

A avaliação positiva do governo subiu de 31,1% em novembro para 37,5% em fevereiro. Já a avaliação negativa caiu de 29% para 21,4% no mesmo período.

A aprovação ao presidente seguiu a mesma tendência de melhora e passou de 46,7% para 53,3%. A desaprovação caiu de 44,2% para 38%.

A avaliação positiva e a aprovação a Lula superam valores registrados em setembro do ano passado, no auge da crise política do governo, o que mostraria, na avaliação dos governistas, a recuperação do presidente.

Para 42,4% dos entrevistados, a política econômica do governo está "no rumo certo". Na última sondagem sobre esta questão, apenas 37,5% das pessoas diziam concordar com os rumos da economia.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais. Foram ouvidas 2.000 pessoas em 195 cidades entres os dias 6 e 9 de fevereiro.

Pesquisas

As últimas pesquisas de intenção de voto mostraram uma clara recuperação do presidente Lula, que teve sua imagem afetada pelo escândalo do "mensalão".

O instituto Datafolha, por exemplo, mostrou que no primeiro turno, Serra e o presidente estão em empate técnico: 34% para Serra, contra 33% de Lula. No segundo turno, o prefeito de São Paulo ganhava com oito pontos percentuais de vantagem: 49% a 41%. Contra Alckmin, Lula venceria nos dois turnos.

O dado mais importante foi revelado nas taxas de aprovação do presidente (36% de ótimo ou bom), semelhantes às taxas verificadas antes do "mensalão".

Leia mais
  • Lula venceria Serra por 10 pontos percentuais, diz CNT/Sensus
  • CNT/Sensus deve apontar vantagem de 10 pontos de Lula sobre Serra

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as pesquisas CNT/Sensus
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições de 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página