Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2006 - 17h08

Alckmin terá mais dificuldade por ser menos conhecido, diz líder petista

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), afirmou nesta terça-feira, após o PSDB anunciar o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como candidato do partido à sucessão presidencial, que o escolhido terá mais dificuldade por ser menos conhecido. No entanto, ela afirmou que, por este motivo, Alckmin tem menos rejeição.

O governador de São Paulo disputava a indicação do PSDB com o prefeito de São Paulo, José Serra.

"Cada um tem seu grau de dificuldade. O Serra tem mais inserção, mas arca com uma rejeição maior e é mais a cara do Fernando Henrique Cardoso. O Alckmin é menos conhecido e tem menos rejeição", afirmou Ideli.

Segundo ela, o ponto fraco de Alckmin seria o nível do desenvolvimento do Estado durante os anos de sua gestão. "Há um diagnóstico de desenvolvimento pífio do Estado enquanto outros conseguiram aproveitar a onda de crescimento", acrescentou.

Já o líder do PFL no Senado, José Agripino (RN), afirmou que o resultado já era esperado. "Já era esperado. Há mais de uma semana as notícias conluiam para isso. Os dois são candidatos competitivos com grandes chances de vencer. O processo de escolha deixa seqüelas de pequena monta. O governador Alckmin será movido por um combustível especial: a obstinação por vencer. Ele pode dizer que o Brasil cresceu 2,3% enquanto o Estado sob sua gestão cresceu mais de 7%", disse.

De acordo com Agripino, Alckmin poderá comparar sua gestão com o governo Lula, principalmente nas áreas de crescimento, geração de emprego, saúde e educação.

"Não haverá grande disputa entre o presidente Lula e Alckmin, porque eles defendem a mesma política econômica, até a mesma políticas assistencialistas. Eu acho que o Serra poderia representar uma expectativa de que algo na política econômica fosse contestado. Talvez o PSDB tenha escolhido o Alckmin para eles [Lula e Alckmin] verem quem fez mais do mesmo", afirmou o presidente do PPS, Roberto Freire (PE).

"A escolha do governador Geraldo Alckmin é a escolha do candidato do PSDB e do PFL. Acho que o partido escolheu um de seus melhores quadros. É um político experiente, aprovado na administração, e acho que contribuirá para elevar o nível da disputa e do debate eleitoral no país", disse o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP).

Leia mais
  • Petista diz que partido vai vincular imagem de Alckmin com a de FHC
  • Em 1º discurso como candidato, Alckmin defende a ética e critica Lula
  • "Pânico" leva cover de Lula para felicitar Alckmin

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Geraldo Alckmin
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página