Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2006 - 15h31

Oposição critica Delúbio e diz que ele não tem "compromisso com a verdade"

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

Parlamentares da oposição fizeram duras críticas ao depoimento do ex-tesoureiro do PT à CPI dos Bingos, indicando que não acreditam nas palavras de Delúbio Soares e que ele subtrai informações sobre o escândalo do "mensalão". "O depoimento não tem nenhum compromisso com a verdade. É mais um festival de insinceridades", disse o senador José Agripino Maia (PFL-RN).

Em seu depoimento, Delúbio afirmou desconhecer empréstimos de bingos para a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002 e também sobre a prática de caixa dois na campanha. Ele ainda evitou responder se recebeu autorização da diretoria do PT sobre os empréstimos contraídos junto ao banco BMG e Rural, por intermédio do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza.

"Era impossível ele tomar um empréstimo como esse sem autorização de pelo menos quatro pessoas: [o ex-presidente do PT José] Genoino, [o ex-presidente do PT José] Dirceu, Lula e Silvinho [ex-secretário-geral do partido]", disse a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL). Na opinião da senadora, Delúbio já fez a escolha de assumir a responsabilidade pelas operações e não deve modificar sua versão não importa a quantidade de depoimentos.

Segundo o senador Tião Viana (PT-AC), o depoimento de Delúbio "é a repetição de fatos já repetidos nas CPIs, na Polícia Federal, no Ministério Público. Espero que a oposição entenda que criar esse constrangimento aos investigados não rende dividendos político-eleitorais".

Curso completo de CPI

Para o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), Delúbio "está fazendo um curso completo de CPI". Segundo o relator da CPI dos Bingos, o depoimento não acrescentou nada às investigações mas que o ex-tesoureiro entrou em algumas contradições ao tratar dos empréstimos feitos ao PT.

"Delúbio demonstra tranquilidade, mas a responsabilidade dele já está no processo [do Ministério Público]. É por isso que ele se limita a dizer somente o que é público", disse o senador Romeu Tuma (PFL-SP).

Já para o presidente da comissão, o senador Efraim Morais (PFL-PB), "a Justiça tem uma responsabilidade muito grande sobre o Delúbio. Ele não convence".

Leia mais
  • Delúbio diz desconhecer caixa dois e doação de bingo para campanha de Lula
  • Delúbio evita responder se PT autorizou empréstimos de R$ 55 milhões

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise de Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página