Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/06/2006 - 15h38

Lula diz que o abandono da educação em SP foi premeditado

Publicidade

KAREN CAMACHO
da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar o descaso com a educação hoje durante passagem por São Paulo. Segundo ele, o descaso e o abandono da educação foram premeditados.

Como exemplo da falta de oportunidades, Lula disse que no Estado de São Paulo 18% dos universitários estudam em instituições públicas e 82% estão em escolas particulares.

Esta não é a primeira vez que Lula critica a falta de investimentos de São Paulo --Estado que era governado até pouco tempo atrás pelo tucano Geraldo Alckmin-- na área social. Numa outra visita, Lula disse São Paulo preferia construir unidades da Febem a escolas.

Depois de mencionar que há muito tempo o governo não abria novas universidades, ele disse que em sua gestão foram criadas quatro universidades federais, seis faculdades foram transformadas em universidades e foram geradas 43 extensões universitárias.

Ele mencionou ainda o antecessor Fernando Henrique Cardoso e disse que o governo federal deixou de investir em escolas técnicas a partir de 1998 --quando o país era governado por FHC. Para contar suas realizações, Lula afirmou que os investimentos nessa área foram retomados e que 32 escolas técnicas serão abertas ainda neste ano.

Lula participou hoje da cerimônia para a contratação de 292 jovens pela Petrobras dentro do programa "Jovem Aprendiz".

Criminalidade

Lula também aproveitou o evento para dizer que a desesperança e a falta de oportunidades --e não apenas a pobreza-- são responsáveis pelo aumento da criminalidade.

Ele afirmou que os responsáveis pelos ataques do PCC (Primeiro Comando da Capital) "provavelmente na década de 80 eram crianças de quatro ou cinco que se víssemos na rua diríamos que era uma criança bonita, bochechuda".

"Mas essa criança não teve no tempo certo esperança e educação", afirmou o presidente numa referência à falta de investimentos na área de educação. "Não há na história da humanidade nenhum país que se desenvolveu pela ignorância."

Turismo

Pela manhã, o presidente inaugurou a segunda edição do Salão do Turismo, onde foram apresentados 87 roteiros definidos pelo Ministério do Turismo com padrão de qualidade internacional.

O presidente defendeu a melhoria do transporte aéreo e dos aeroportos no país. "Falta menos dinheiro e mais criatividade nas pessoas."

Leia mais
  • Lula afirma que construir cadeia é gasto, mas que escola é investimento
  • Lula cita Febem e alfineta gestão Alckmin
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página