Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2006 - 15h06

Bivar culpa governo por baixa classificação do Brasil em ranking do Bird

Publicidade

da Folha Online

O candidato à Presidência da República pelo PSL, Luciano Bivar, disse nesta quarta-feira que o governo precisa tratar a empresa privada de uma forma diferente.

"Precisamos mudar radicalmente [a forma] como o governo encara a empresa privada no Brasil. Hoje, o Estado só pensa em cobrar impostos", disse Bivar, em comentário à "baixa classificação" do Brasil no ranking de negócios divulgado hoje pelo Banco Mundial.

O Brasil ficou em 121º lugar em um ranking de 175 países, em termos de facilidade para abertura de novo negócio. Entre os membros efetivos do Mercosul, ficou à frente apenas da Venezuela. Na América Latina, o Chile foi o que teve o melhor desempenho, em 28º lugar.

Em relação à posição no relatório anterior, no entanto, o Brasil subiu uma posição --estava em 122º.

Para Bivar, o país precisa de "uma ampla reforma tributária com a adoção do Imposto Único Federal e a redução do Estado, diminuindo a burocracia que entrava a capacidade de investimentos das empresas".

A pior colocação do Brasil dentre as categorias foi a de impostos, 151ª --a carga tributária no Brasil corresponde atualmente a 39% do PIB (Produto Interno Bruto), segundo cálculos do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).

Leia mais
  • Brasil só é melhor que Venezuela no Mercosul para abrir negócio, diz Bird
  • SP fica em 11º em ranking de 13 cidades sobre facilidade para fazer negócios

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  • Enquete: o horário eleitoral muda ou não o seu voto?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página