Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2006 - 21h25

Alckmin e Lula concentram debate em questões de ética e corrupção

Publicidade

da Folha Online

Os dois candidatos à Presidência da República ocuparam os dois primeiros blocos do debate promovido pela TV Bandeirantes literalmente "lavando a roupa suja", em um confronto que, até então, não havia acontecido realmente em todo o primeiro turno.

O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, questionou Geraldo Alckmin (PSDB) pelo fato de 69 pedidos de CPIs na Assembléia Legislativa de São Paulo não terem se convertido em comissões de inquérito.

"A obrigação de um governante é apurar tudo, mas quando era governador, o senhor soube de fatos graves e nunca fez nada para apurar", disse Lula.

Alckmin tentou rebater ao afirmar que "há 20 anos" o regimento da Assembléia exige que os pedidos de CPI sejam aprovados em plenário. Disse que o Rodoanel, obra viária do governo estadual, era "a obra mais barata do país" e que nunca tinha recebido um "centavo do governo federal".

A crítica do tucano foi a senha para que Lula listasse suas realizações sociais no Estado de São Paulo e pedisse que o debate começasse a ir para o campo do debate econômico. Ambos, no entanto, não conseguiram desviar o confronto das questões de ética e corrupção.

Alckmin ironizou o hábito de Lula de fazer comparações históricas para dizer que "nunca na história do país tivemos 5 ministros" indiciados ou suspeitos de terem cometidos crimes. Lula rebateu, lembrando que o esquema do "valerioduto" começou em Minas Gerais e envolvendo políticos tucanos.

Preparação

Os dois candidatos passaram o dia se preparando para o debate desta noite na TV Bandeirantes, o primeiro com a presença do presidente.

O presidente veio de Brasília para São Paulo acompanhado da sua equipe de campanha e de vários ministros, entre eles Tarso Genro (Relações Institucionais), Dilma Rousseff (Casa Civil) e Celso Amorim (Relações Exteriores).

O candidato tucano Geraldo Alckmin passou boa parte deste domingo na produtora de TV que cuida dos programas de sua campanha eleitoral, concentrado na preparação para o debate.

Debates

A TV Gazeta já tem marcado seu debate para o próximo dia 17 e ainda aguarda a confirmação dos candidatos. A emissora realizou, no primeiro turno, debates entre candidatos aos governos de São Paulo e do Distrito Federal e também à Presidência da República.

A TV Globo ainda não tem definição da data que fará seu debate entre os candidatos, mas as coordenações das campanhas eleitorais confirmam que já estão em negociação com as emissoras para acertar a participação.

Segundo informações das coordenações de campanha dos dois candidatos, há disposição de que os presidenciáveis compareçam também nos debates de outras emissoras, além da Band.

A coordenação de campanha de Alckmin informou que o candidato participou dos debates realizados no primeiro turno e que ele participará dos embates diretos também no segundo turno. A campanha de Lula informou que agora, como são só dois candidatos na disputa, há disposição de que ele participe.

Leia mais
  • Lula e Alckmin fazem 1º confronto na TV
  • Massa dos que ganham até R$ 700 dá vantagem a Lula
  • Lula lidera com 50% das intenções de votos; Alckmin tem 43%, diz Datafolha

    Especial
  • Leia a cobertura especial das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página