Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2006 - 07h00

Mais de 125 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo em todo o país

Publicidade

da Folha Online

Mais de 125 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo decidir, em segundo turno, seus representantes em dez Estados brasileiros --Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina-- e na disputa presidencial --Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) disputam o Palácio do Planalto.

As seções de votação abrirão às 8h e fecharão às 17h (horário de Brasília). Quem ainda estiver na fila após o horário de encerramento receberá uma senha para poder votar.

No primeiro turno, realizado no último dia 1º, os eleitores elegeram 513 deputados federais, 27 senadores, 1.035 deputados estaduais e distritais, além de governadores em 16 Estados e no Distrito Federal.

Quem vai apontar os escolhidos para as vagas é um eleitorado heterogêneo e com amplas diferenças em relação aos candidatos que será compelido a escolher --o eleitorado brasileiro tem ligeira predominância feminina (51,53%).

O número de eleitores entre 16 e 17 anos, a quem o voto é facultativo, cresceu 39,3% nos últimos quatro anos. Essa faixa etária, que representava 1,92% do total de eleitores, saltou para 2,45% neste ano.

Essa eleição também representa o "triunfo" dos eleitores criados à sombra da democracia e que somente conhecem a ditadura por uma vaga lembrança ou dos livros de história: a faixa etária que concentra o maior número de eleitores está entre os 25 e 34 anos, que representam 23,96% do total e soma 30.174.200 de pessoas.

Totalização dos votos

O novo presidente da República será conhecido oficialmente pelos brasileiros às 22h de hoje. A expectativa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é que 90% dos votos válidos estejam totalizados até este horário.

O presidente do tribunal, ministro Marco Aurélio Mello, deve proclamar oficialmente o resultado das eleições às 23h --quando o tribunal espera ter apurado 99% das urnas.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, a expectativa é que o tribunal quebre novos recordes na rapidez das apurações.

Janino disse que o processo de apuração e transmissão será o mesmo do primeiro turno. Quando uma seção encerrar a votação, imediatamente os dados começam a ser enviados aos TREs e, em seguida, repassados à sede do TSE em Brasília.

A expectativa do secretário é que os eleitores reduzam o tempo de votação nas cabines de 50 para 20 segundos --o que deve diminuir também o tempo dos eleitores nas filas das seções eleitorais.

A exemplo do primeiro turno, o TSE vai divulgar o primeiro boletim parcial das apurações para presidente da República somente às 19h. A medida tem como objetivo assegurar que a votação tenha sido encerrada em todo o país, já que no Acre o fuso horário é de duas horas a menos em relação a Brasília.

Leia mais
  • Datafolha indica reeleição de Lula com 61% dos votos válidos
  • Sem declarar voto, presidente do TSE diz que votou em quem vai ganhar
  • Alckmin reitera que confia na votação das urnas para derrotar Lula
  • Lula não quer negociar com dirigentes marcados por escândalos em 2º mandato

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página