Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2006 - 10h50

Lula vota e agradece a Deus por disputa ter ido para o 2º turno

Publicidade

KAREN CAMACHO
da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tenta a reeleição, votou em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, na manhã deste domingo, acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, e de alguns ministros.

O petista foi muito aclamado por eleitores que cercaram a Escola Estadual João Firmino Correia de Araújo, no Jardim Lavínia.

Lula evitou falar em vitória e disse que o segundo turno foi um "momento de magia em que o povo se levantou". "O povo brasileiro cansou de ser coadjuvante e chamou para si a responsabilidade de cuidar do destino do país. Essa eleição vai ser consagrada pela forte participação popular. Participação da população extremamente excluída."

O presidente disse ainda que, após as eleições, o Brasil viverá um momento de "crescimento econômico e distribuição de renda". "E um momento em que todos nós, governo e oposição, teremos de privilegiar a educação como pilar principal para que o Brasil dê o salto de qualidade que precisa dar no mundo político, econômico e dos negócios."

O candidato disse ter agradecido a Deus o fato de a disputa ter ido para o segundo turno, porque foi "uma forma de a população cobrar um pouco mais dos dois candidatos". "O segundo turno permitiu que as pessoas fossem para a rua em todos os Estados, coisa que não tinha acontecido no primeiro turno, que foi uma eleição um pouco morna."

O presidente disse que sai da votação feliz e, apesar de não cantar vitória, listou as vantagens de ser reeleito. "Se eu ganhar essas eleições, quem ganhou foi a integração da América do Sul, foi o Mercosul e o povo, que consolidou de uma vez por todas que o Brasil é indivisível."

Após a votação, o petista se dirigiu ao seu apartamento em São Bernardo. O adversário de Lula, o tucano Geraldo Alckmin, já votou na zona sul de São Paulo.

Humor

A equipe do programa "Pânico na TV", da Rede TV!, tentou cobrir a votação de Lula em São Bernardo. Um deles furou o cordão de isolamento e subiu em cima do carro do presidente. Ele foi empurrado no chão por um dos seguranças do presidente.

Leia mais
  • Datafolha indica reeleição de Lula com 61% dos votos válidos
  • Sem declarar voto, presidente do TSE diz que votou em quem vai ganhar
  • Alckmin reitera que confia na votação das urnas para derrotar Lula
  • Lula não quer negociar com dirigentes marcados por escândalos em 2º mandato

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página