Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2006 - 11h11

TSE julga hoje prestação de contas da campanha de Lula

Publicidade

da Folha Online

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai julgar nesta terça-feira a prestação de contas da campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A sessão está prevista para as 19h.

O relatório conclusivo de perícia elaborado por analistas e técnicos da Secretaria de Controle Interno do TSE foi entregue na manhã de ontem ao ministro Gerardo Grossi, que emitirá o seu parecer.

Os técnicos do tribunal, que analisaram a prestação de contas do presidente, pediram explicações à campanha sobre 22 doações. A maioria dos casos refere-se a repasses sob suspeita de "doações vedadas" pela legislação eleitoral por ligação do doador com outras empresas prestadoras de serviços públicos.

Dos 22 pedidos de explicação, 15 são doações feitas ao comitê financeiro petista e outros 7 são recursos que entraram direto na conta de Lula.

Resolução do TSE determina que a decisão que julgar as contas de um candidato eleito deve ser publicada oito dias antes da diplomação. No caso de Lula, a solenidade está marcada para o dia 14 de dezembro.

Análise

A Secretaria de Controle Interno do TSE montou uma força-tarefa com 23 servidores que, entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro, trabalharam para avaliar a legalidade de todas as doações e gastos relacionados nas duas prestações de contas --tanto do candidato como do comitê.

Os técnicos do TSE contaram com a presença permanente de seis contadores indicados pelo PT para esclarecer dúvidas.

Eles conferiram, por amostragem, recibos eleitorais, checando se haviam emissões em duplicidade; a discriminação das receitas estimadas; doações de empresas com possíveis cadastros divergentes dos dados da Receita Federal, ou de pessoas físicas com CPFs diferentes ou inexistentes; despesas de fornecedores em notas de difícil identificação da razão social; e despesas que poderiam não constar da relação apresentada.

Com Folha de S.Paulo, em Brasília

Leia mais
  • Posses de Serra e de Lula serão simultâneas
  • CPI pode encerrar trabalhos sem ouvir Berzoini e Freud
  • PF investiga elo entre a campanha de Abicalil e o episódio do dossiê
  • Justiça Federal prorroga inquérito sobre o dossiegate em 20 dias

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre gastos de campanha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página